CRAS Centro adere à campanha Outubro com palestra

0
251
Mulheres esclareceram dúvidas sobre câncer de mama e colo de útero no CRAS Centro

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Centro de Maricá promoveu na tarde de quinta-feira (22/10), a palestra sobre câncer de mama e colo de útero, aderindo à campanha Outubro Rosa. Cerca de 30 mulheres compareceram ao encontro com muitas dúvidas e depoimentos. A palestra foi ministrada pelos acadêmicos de enfermagem da faculdade Anhaguera, de Niterói, sob a coordenação da professora Hildegard de Lima. Os futuros formandos, Daniele Morais, Dara Silva, Jorge Fortunato e Simone Del Rosse, esclareceram sobre os cuidados necessários com a saúde da mulher ressaltando a importância do preventivo (exame do  papanicolaou que coleta material externa e interna do colo do útero) anualmente, o auto-exame do toque nas mamas e o exame clínico (a mamografia) periodicamente, para a detecção precoce do câncer de mama ou colo de útero.

Para a coordenadora do CRAS, Karina Damasceno, este evento tem a relevância de alertar e lembrar as mulheres a cuidarem da saúde. “A nossa intenção é facilitar o acesso à informação na comunidade, permitindo que as mulheres e seus familiares aprendam mais sobre o assunto e tirem dúvidas com profissionais da área de saúde para que possam cuidar melhor de si mesmas”, afirmou Karina.

Dentre os diversos depoimentos emocionados está o de Daniele Feitosa, de 37 anos, que descobriu o câncer de colo de útero após o exame preventivo. “Graças a Deus descobri cedo e terminei com o tratamento. Agora terei que fazer revisões a cada seis meses”, relatou Daniele.

A partir deste evento, o CRAS Centro promoverá outras palestras, que serão realizadas mensalmente, sempre com temas escolhidos pelas participantes que fazem parte do grupo de mulheres.