Moeda Mumbuca atrai pesquisadores da Nicarágua

Delegação da Nicarágua conheceu a Moeda Social Mumbuca e se encontrou com o prefeito Quaquá

Mais uma delegação estrangeira veio a Maricá para conhecer os projetos de economia solidária que funcionam na cidade, especialmente a moeda social Mumbuca. Um grupo de pesquisadores da Nicarágua (país da América Central) visitou a cidade nesta quarta-feira (07/10) acompanhado do secretário municipal adjunto de Economia Solidária, André Braga, e se reuniu com o prefeito Washington Quaquá no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). A comitiva estava acompanhada do presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Eduardo Tadeu Pereira.

Na primeira parte da visita, o grupo esteve na sede da secretaria, onde André Braga explicou o funcionamento da moeda Mumbuca, a primeira moeda social com cartão de débito do país e mostrou novidades no programa como o uso do aplicativo ‘e-Dinheiro’, onde o beneficiário poderá controlar o seu saldo, entre outras utilidades. A comitiva também assistiu a parte da reunião com o grupo de síndicos recém-eleitos do condomínio de Itaipuaçu do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’.

"A moeda Mumbuca movimenta cerca de R$ 1,5 milhão por mês na cidade. Junto aos incentivos que estamos preparando para os condomínios, vamos ter uma economia que será nossa", explicou o prefeito aos pesquisadores. "É isso que temos de construir para a população”, completou, participando em seguida de um almoço com a comitiva, composta pelo pesquisador Luiz Gustavo Orozco (da Universidade Centroamericana de Manágua, capital do país), Felix Picardo Álvarez (coordenador do Movimento Comunitário Nicaraguense) e pelos coordenadores de pesquisa da Universidade Nacional Autônoma da Nicarágua, Hugo Alberto Briceño e Maritza Delgadillo. “O programa da moeda social é completo, com uma estrutura e engrenagem bem montados. Muito interessante”, elogiou Maritza, que chefiou a delegação.

Em agosto, uma delegação vinda da Tanzânia, país situado na costa leste do continente africano, já tinha visitado Maricá para conhecer o funcionamento da moeda Mumbuca, a primeira experiência com moeda social associada a cartão de débito do Brasil. Na ocasião, o prefeito Washington Quaquá também recebeu a comitiva, composta por membros da direção do banco de investimentos DCB Commerce, na Casa de Darcy Ribeiro, em Cordeirinho. O encontro foi promovido pelo Instituto Brasil África, entidade com sede em Fortaleza que promove a aproximação entre o Brasil e o continente africano em diferentes setores.