Assistência Social entrega certificado para formandos de informática

A Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social entregou, nesta terça-feira (15/10), certificados de conclusão do curso de informática, que é gratuito, para a turma da terceira idade e adolescentes que são acompanhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). A cerimônia foi na sede da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, onde fica o Centro de Inclusão Digital “Ariano Suassuna”.

O curso tem como objetivo a apropriação das novas ferramentas tecnológicas de informação e comunicação, como estímulo de inclusão digital, para os usuários que participam dos grupos de convivência do Fortalecimento de Vínculos nos CRAS. “Nosso objetivo é trabalhar em união com políticas públicas. Aproveito para agradecer pela oportunidade de realizar este trabalho”, afirmou a coordenadora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Luana Menezes. Para o secretário da pasta, Jorge Castor, esta formatura é mais uma vitória para a população de Maricá. “Nosso sucesso é a vitória de cada um de vocês. Parabéns a todos”, cumprimentou Castor.

A aposentada Laudina dos Santos, de 62 anos, comemorava sua independência frente ao computador. “Finalmente não precisarei pedir ajuda a ninguém para usar. Antes não sabia nem ligar e hoje envio e-mail e pesquiso receitas, entre outras coisas”, contou,  alegre. Para a moradora de São José Marlene Coelho, de 67 anos, o curso a incentivou a adquirir um computador. “O próximo passo agora é comprar um e ir me acostumando com essa era tecnológica”, acrescentou.

As amigas, Samara Batista e Ana Karolliny, ambas com 14 anos, souberam do curso na aula de dança no CRAS do CEU, na Mumbuca, e combinaram de se inscreverem juntas. “Eu sei mexer mais nas redes sociais. Minha intenção era conhecer os procedimentos técnicos do Word, pois tinha dificuldades em fazer trabalhos para a escola. Sinto que dei um passo a frente na minha vida”, relatou Samara.

O Subsecretário de Prevenção à Dependência Química, Alan Christi, contou que o projeto fez dois anos e neste período já se inscreveram mais de 190 pessoas. “O curso é uma ótima oportunidade para aqueles que são leigos em informática e também abre espaço para o mercado de trabalho. Fiz questão de socializar o centro digital não só com os dependentes químicos acompanhados aqui na subsecretaria, mas também para a população maricaense para que haja um convívio social entre todos.” Finalizou Alan.