Vermelhinhos dão Grito de Independência e voltam a circular no 7 de Setembro

O feriado do dia 7 de Setembro terá um caráter ainda mais simbólico em Maricá. Nesse dia, a operação dos ônibus gratuitos da Empresa Pública de Transportes (EPT),  suspensa desde o dia 21/08, será retomada oficialmente pela Prefeitura.  O novo Grito da Independência será dado em outras bases, com os Vermelhinhos, como os veículos são conhecidos, cumprindo novos itinerários em quatro linhas – como determina a medida judicial imposta pelo sindicato das empresas de ônibus à população. Estas atenderão sobretudo a áreas relegadas há anos pelas concessionárias.  A Linha 2, mais longa, terá 28 km e será circular, com previsão de 43 minutos de itinerário. O percurso mais demorado será na ida da Linha 1, com 24,9 km e  previsão de 1h35 para o percurso (veja a relação de ruas abaixo e os itinerários nos mapas).

O sistema, que continuará sendo gratuito, já transportou 1,7 milhão de passageiros desde dezembro do ano passado. Para o prefeito Washington Quaquá, o retorno à operação com a Tarifa Zero reafirma o compromisso com o resgate do direito à mobilidade. "A decisão de parar com os vermelhinhos é injusta com o povo de Maricá. Nós continuaremos consolidando o transporte público gratuito abrindo novas linhas que não descumpram as decisões judiciais, até que cassemos todas as concessões, destas empresas que prestam um péssimo serviço ao povo", afirma o prefeito.

As novidades não param por aí. Além da retomada do serviço, a EPT o fará de forma mais eficiente, uma vez que, além dos treze ônibus do número original, outros 10 ônibus novos serão incorporados à frota para suprirem as carências imediatas já detectadas pela área de planejamento da autarquia municipal –os motoristas necessários à operação serão convocados no cadastro de reserva da seleção realizada pela EPT no ano passado. A Prefeitura continuará ampliando a frota com outros 34 veículos, que serão entregues até dezembro.

Paralelamente, a Prefeitura manteve as ações de fiscalização, que continuaram comprovando a existência de um mar de irregularidades cometidas pelas concessionárias Nossa Senhora do Amparo e Costa Leste.  A Empresa Pública de Transportes emitiu novas multas e notificações de descumprimento do contrato de concessão para ambas as empresas.  Justamente em função desse quadro, o processo de cassação das concessões cujos ritos legais não estão sendo obedecidos já se encontra em andamento.

Os novos itinerários são:

Linha 1 – IDA:  Av. Itaocaia Valley –  Av. Carlos Marighella – Av. Vitória Régia – Rua Antônio Modesto de Sá – Rua João Goulart – Av. do Canal – Rua Engenheiro Domingos Barbosa – Rua Waldemar Correa Martins – Rua Barão de Macaúba – Rua Waldemar Correa Martins – Rua Engenheiro Domingos Barbosa – Av. do Canal – Rua João Goulart – Rua Antônio Modesto de Sá – Av. Vitória Régia – Av. Zumbi dos Palmares – Rua Van Ierbergue – Rua Prof. Cardoso Menezes – Rua Antônio Marques Marins – Rua 126.

Linha1 – VOLTA:  Rua 126 – Rua Governador Leonel Brizola – Rua Prof. Cardoso de Menezes – Av. Carlos Marighella – Av. Itaocaia Valley.

Linha2 – IDA: Santa Paula (E.M. Ver. Osdevaldo Marins) – Est. de Cassorotiba – Av. Orestes Vereza Luis Genésio (E.M. Ministro Luiz Sparano) – RJ 106 (sentido Niterói) – Retorno do Spar – RJ 106 (sentido Maricá) – Retorno Km 22 (São José) – RJ 106 (sentido Niterói) – Rua Euclides Paulo da Silva – Rua João Gomes de Mattos Sobrinho (atravessar a ponte) – Rua 7 – Est. do Bosque Fundo – Rua José Antunes (MCMV inoã).

Linha 2 – VOLTA:  Rua José Antunes (MCMV Inoã) – Est. do Bosque Fundo – Rua 7 (atravessa a ponte) – Rua João Gomes de Mattos Sobrinho – Rua Euclides Paulo da Silva – Rj 106 (sentido Niterói) – Av. Orestes Vereza Luis Genésio – (E.M. ministro Luiz Sparano) – Est. de Cassorotiba (E.M. ver. Osvaldino Marins) – Santa Paula.

Linha 3 – IDA: Parque Nanci (Est. Velha de Maricá) – Rj 106 – Praça de Itapeba – Rua Abreu Sodré (ponte da Mumbuca) – Rua Joaquim Eugenio dos Santos – Rua Eugenia M. da Silva – Rua Prefeito Hilário da Costa e Silva – Rua Amilar Vivente da Silva – Rua Fernando Henrique Assumpção – Rua Álvares de Castro – Praça do Cirpe – Rua Álvares de Castro – Rua Nove – Av. Um – Av. prefeito Ivan Mundim –Rua João Saldanha – Rua 0 – Av. Maysa – Rua 13 – Rua Irmãos Coutinho – praça de Divineia.

Linha 3– VOLTA: Praça de Divineia – Rua Quatro – Rua João Saldanha – Av. Pref. Ivan Mundim – Av. Um – Rua Nove – Rua Álvares de Castro – Rua Barão de Inoã – Rua Abreu Sodré – Av. ver. Francisco Sabino da Costa – Rj 106 – retorno – Rj 106 – retorno km 22 (São José ) – Est. Velha de Maricá – Parque Nanci.

Linha 4 – IDA: Espraiado (capela de Santo Antônio) – estrada do Espraiado – Rj 106 – Avenida Antonio Callado – Avenida Gilberto Zeidan – Avenida Maysa – Rua 13 – Rua Irmãos Coutinho – Praça de Divineia.

Linha 4 – VOLTA: Praça da Divineia – Rua Quatro – Rua João Saldanha – Rua Doze – Avenida Maysa – Avenida Antonio Callado – Rj 106 – estrada do Espraiado (capela de Santo Antônio).