Secretaria de Saúde realiza atividades no Espraiado

Objetivo da ação multidisciplinar é conscientizar os moradores sobre vários tipos de doenças

A Secretaria Municipal Adjunta de Saúde, por meio do Posto de Saúde da Família do Espraiado realizou, na última quinta-feira (30/07) o ‘Arraiá no PSF’. A atividade foi iniciada às 9h30, com intenção de reunir a população e, dessa forma, contribuir com atividades de prevenção e cuidado. Coordenadora da Unidade, a enfermeira Leilma Trindade teve a ideia de fazer a ação multidisciplinar devido à preocupação com a conscientização sobre vários tipos de doenças. “Queremos mostrar à população que estamos aqui para prevenir e para ajuda-las", afirmou. "Nossa estratégia foi a de integrar o arraiá com os programas de saúde e dessa forma promover o bem estar físico, social e mental, como prevê o Sistema Único de Saúde", completou.

Durante o evento, quem participou pode assistir a palestras sobre doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar e saúde do homem. Houve realização de exame prostático específico (PSA), teste rápido de Sífilis, verificação de pressão arterial e de glicemia capilar, distribuição de material informativo e de preservativos, além da realização de avaliação nutricional. Estavam presentes os programas de Saúde do Homem; DST/AIDS/Hepatites Virais; Atenção integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA) e a Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN). Foram realizados 25 testes de sífilis, 35 pessoas fizeram o teste de glicemia, 45 verificaram a pressão arterial e 8 homens fizeram o PSA.

A população compareceu e participou esclarecendo dúvidas, se consultando e se deliciando com comidas típicas, tais como maçã do amor e cuscuz.  Dejair Pereira dos Santos, 63 anos, é morador de Espraiado e agradeceu pela iniciativa. “Os funcionários têm carinho com a gente. O posto está muito bem equipado”, avaliou. A dona de casa Mônica Fernandes Regina, de 39 anos e mãe de 5 filhas, fez avaliação nutricional, verificou a pressão e a glicose. “Muito boa essa ação. Podemos prevenir doenças e cuidar da saúde. Que outras aconteçam”, disse. “A ação teve como objetivo atrair a população e dessa forma informar e trabalhar com a prevenção”, afirmou a secretária municipal adjunta de Saúde, Fernanda Spitz.