Assistência Social encerra a 2ª edição da Colônia de Férias

A equipe do Fortalecimento de Vínculos junto às unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Maricá, vinculados a Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social, encerrou a segunda edição da colônia de férias das crianças e adolescentes. O evento contou com a participação do secretario Jorge Castor e da subsecretária Laura Costa.

Cerca de 70 crianças e adolescentes aproveitaram o dia ensolarado e diferenciado da rotina com um encontro cheio de brincadeiras recreativas e educativas como cabo de guerra, corrida do saco, perguntas sobre a história de Maricá e guloseimas como cachorro-quente, pipoca, salgadinho, torta salgada, biscoitos e bolos variados. A secretaria disponibilizou duas vans e um carro para garantir o transporte das crianças e adolescentes que participam do grupo de convivência nas oito unidades dos CRAS.

O momento mais emocionante foi a apresentação teatral, “Anjos da Rua”, do grupo que faz o curso no CRAS Região Oceânica. A peça encenou a história de uma adolescente que foi abandonada aos 6 anos em um abrigo e apresentava um comportamento agressivo até ser acolhida pelo Conselho Tutelar, garantindo todo suporte a adolescente. A menina revela o sonho de ser bailarina e no final tudo é encaminhado para seu sucesso. Segundo os professores de teatro, André Sodré e Aecio Araujo, esta é a primeira turma de teatro e os alunos estavam ansiosos para este momento. Após a peça, os convidados foram surpreendidos com o show de mímica com o ator, Rogério Brum, que interagiu e divertiu a plateia.

A subsecretária de Assistência Social, Laura Costa, se emocionou com a peça e fez questão de convida-los para a Conferência Municipal de Assistência Social que acontecerá no dia 13 de agosto. “Achei muito interessante o tema da peça e a delicadeza que foi tratada. Convido o grupo para se apresentar na nossa conferência. Parabéns a todos os envolvidos nesse evento”, elogiou a subsecretária.

Para Kedma Silva, mãe de uma assistida do CRAS Centro, o evento foi maravilhoso e único. “Eu adoro a equipe do CRAS. Eles envolvem toda a família sempre. Já fiz diversas oficinas aqui e minha filha tem acompanhamento psicológico. Um dia divertido para minha filha nas férias que infelizmente não seria possível se tivesse que pagar”, afirmou a dona de casa e mãe de 2 filhos.

A aluna que participou da peça teatral, Nathália Simplício, de 15 anos, contou que estava nervosa não só com a plateia, mas também com a responsabilidade do tema. “Participar desta festa foi maravilhoso e inesquecível. Minha primeira apresentação em público e com este tema tão importante e real para algumas crianças que estão aqui. Espero que tenha mais eventos como este”, comentou.