Prefeitura reduz salários em 20% como parte do programa de contenção de custos

A Câmara Municipal de Maricá aprovou, nesta quarta-feira (15/07), em sessão extraordinária, mensagem enviada pelo prefeito Washington Quaquá na qual foi proposto o corte de 20% dos vencimentos dos funcionários com cargos comissionados no município. A medida integra o programa de adequação de custos ao cenário econômico atravessado pelo país e deverá gerar uma economia estimada em R$ 1,8 milhão por mês sem implicar na redução do número de postos de trabalho.

Vale destacar que a decisão de reduzir os vencimentos não abrange as duas faixas mais baixas de remuneração nesse conjunto. A redução votada pela Câmara contempla apenas os cargos comissionados, controlados por lei específica, mas não esgota o conjunto de medidas adotadas na política de remunerações: por serem regidos por normas próprias (leis de iniciativa exclusiva do Legislativo), os salários do prefeito, do vice-prefeito, dos secretários executivos e dos secretários adjuntos serão objeto da mesma redução de 20%, através de assinatura espontânea ao termo de renúncia, proposta a qual todos já aderiram. Além disso, as empresas que prestam serviço à Prefeitura de Maricá também tiveram seus contratos reajustados.

De acordo com o prefeito, a medida promoverá uma redução dos salários, mas evitará o desemprego em Maricá. “Vamos todos passar por essa dificuldade juntos”, afirmou.