Serra do Caju é a trilha deste sábado do Circuito Ecológico

0
456
No ponto mais alto, participantes terão visão panorâmica do Centro, praias e áreas de Refúgio da Vida Silvestre

Trilha, com duas horas de duração, leva ao mirante da localidade com uma visão panorâmica do Centro, do litoral e das Áreas de Refúgio da Vida Silvestre

A Serra do Caju, com visão panorâmica do Centro e do litoral, é a trilha escolhida pela Secretaria Municipal Adjunta de Turismo para o Circuito Ecológico de Maricá deste sábado (04/07). A caminhada é considerada leve, com duas horas de duração, e a visita é guiada por equipes da Prefeitura. O passeio é gratuito e as inscrições são feitas somente na secretaria (Praça Conselheiro Macedo Soares, Centro) até sexta-feira (3), das 8h às 17h.  

Os interessados preenchem um formulário com documento de identificação, endereço e um termo de responsabilidade de que estão aptos a praticar a atividade física – o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Os participantes sairão do Centro e subirão até o mirante da Serra do Caju, também conhecido como Morro da Caixa D’água ou Morro do Carrapato. No ponto mais alto, as pessoas terão uma visão panorâmica do Centro, da orla de Itaipuaçu até Ponta Negra e das Áreas de Refúgio da Vida Silvestre de Maricá.

O ponto de encontro será em frente à garagem da Viação Nossa Senhora do Amparo, no Centro, às 8h. A orientação da secretaria é de que os participantes usem roupas leves e calçado apropriado, além de levar água (dois litros, no mínimo), lanche, protetor solar, chapéu e repelente. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

O Circuito Ecológico é realizado desde setembro de 2013 em trilhas ecológicas da cidade. Já foram promovidas caminhadas em Itaipuaçu (Pedra do Elefante, "Caminho de Darwin" e Pedra de Itaocaia); Pedra do Silvado; travessia Silvado-Espraiado; Cachoeira do Espraiado e Vale de São Francisco; Retiro (Serra do Camburi); Mirante do Caju, na região central; Praia da Sacristia, entre Ponta Negra e Jaconé; Vilarejo Tomascar, entre Maricá e Rio Bonito; Restinga; Grutas do Spar, em Inoã; Farol de Ponta Negra, entre outros pontos turísticos.