Prefeitura disponibiliza duas unidades móveis do Senai para cursos gratuitos

Prefeitura disponibiliza duas unidades móveis do Senai para cursos gratuitos

O distrito de Inoã recebeu na tarde desta quarta-feira (01/07) duas unidades móveis do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ) para a realização de cursos gratuitos de Operador de Computador e Soldador Aço Carbono Mag 6G. A ação faz parte do Programa de Qualificação Profissional resultado da parceria da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria Adjunta de Trabalho, com o Senai. A iniciativa faz parte do investimento do município em políticas de qualificação e tem como proposta formar jovens e adultos para o mercado de trabalho. As unidades funcionarão Às margens da RJ-106 km 15, no pátio do Posto de Saúde da Família do bairro. Iniciado em outubro de 2014, o Programa de Qualificação Profissional contou com um investimento municipal de mais de R$ 2,5 milhões. Possui 1.600 alunos inscritos em 16 cursos variados. Um total de 307 alunos já concluiu a formação nos cursos de Gestão Ambiental, Auxiliar Administrativo, Assistente de Operação em Logística Portuária, Montador de Estrutura Metálica, Operador de Computador e Instalado de Tubulação Industrial. E, atualmente, 519 estão em sala de aula.

O secretário adjunto de Trabalho, Marcelo Carvalho dos Santos, destaca a importância dessa iniciativa. “O programa já é realizado em Itaipuaçu e no Flamengo em unidades fixas e consideramos necessário trazer beneficiar os moradores próximos a Inoã, que possui uma grande quantidade de jovens que estão sedentos por qualificação”. Para o secretário, os cursos contribuem para o crescimento profissional da população. “Nosso objetivo é promover a capacitação do maricaense para o mercado de trabalho focado no desenvolvimento pelo qual nossa cidade está passando com uma série de investimentos públicos e privados, como, por exemplo, o Porto de Jaconé”, declarou o secretário.

Com duração de 192 horas, o curso de Soldador Aço Carbono MAG 6G tem por objetivo fazer o aluno executar operações de soldagem em estruturas metálicas, utilizando o processo MAG (Metal Active Gás), segundo procedimentos técnicos pré-estabelecidos e atendendo às condições de qualidade, segurança, saúde e preservação ambiental. No curso, os alunos terão aulas básicas e específicas, distribuídas da seguinte forma: Iniciação à Tecnologia da Soldagem, com duração de 16h; QSMS aplicada à Soldagem, 16h; Soldagem de aço carbono MAG 4G, 88h; e Soldagem de aço carbono MAG 6G, com duração de 72h. Como pré-requisito é necessário ter concluído o 6º ano do ensino fundamental, ter mais de 18 anos e ter boa acuidade visual. A previsão é que a unidade de solda fique no município até 2017.

Já o curso de Operador de Computador terá 160 horas de aulas básicas e específicas distribuídas da seguinte forma: Comunicação oral e escrita (com duração de 20h); Módulo Específico Introdutório – Introdução ao sistema Windows (16h); Módulo Específico Profissional  Editor de textos Word (36h); Editor de Planilhas Excel (40h); Técnicas de Apresentação em PowerPoint (28h); e Navegação e pesquisa na internet (20h). Após o curso, o aluno estará apto a operar computador, utilizando o sistema Windows e seus respectivos aplicativos – Word, Excel, Power Point -, na automação de escritórios e com recurso de aplicação de navegação na internet, em conformidade com os padrões técnicos de qualidade e de segurança da informação. Como pré-requisito, é necessário estar cursando o ensino médio. A previsão é que a unidade desse curso fique instalada até o fim desse ano.

Os cursos terão início no segundo semestre desse ano, ainda sem data para início. Para a primeira turma de cada um dos cursos, as vagas já estão preenchidas de acordo com cadastro prévio do programa. No entanto, os interessados podem se inscrever para as novas turmas na unidade de formação do Flamengo (Avenida Roberto Silveira, lote 15, quadra C), das 9h às 18h, com a apresentação dos seguintes documentos: cópia e original da carteira de identidade ou carteira de trabalho; CPF; comprovante de residência; comprovante de escolaridade; e duas fotos 3×4.