CRAS Marine oferece palestra sobre sexualidade na Unidade de Saúde Familiar do Retiro

Pacientes receberam orientação sobre DSTs, formas de prevenção, exames e outros

A equipe do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de São José Marine promoveu, nesta segunda-feira (09/03), um café da manhã com muita orientação para as pacientes da Unidade de Saúde do Retiro, em São José. O evento contou com a presença da subsecretária de Assistência Social, Laura Costa, que também foi convidada para ministrar a palestra sobre sexualidade.

Cerca de 25 mulheres participaram do encontro e Laura respondeu dúvidas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DSTs); formas de prevenção; a importância do auto-exame das mamas e da realização do preventivo uma vez ao ano; além do planejamento familiar. “A mulher que tem dois filhos ou mais de 25 anos tem o direito, pela lei municipal, de realizar a ligadura das trompas. Procurem o médico do posto que ele encaminhará vocês para a Secretaria Adjunta de Saúde, que fará todo o processo junto com  família para a realização desta cirurgia”, informou Laura.

Ainda no evento, a assistente social Andréia Costa apresentou todos os serviços das sete unidades CRAS do município, tirou dúvidas sobre os direitos sociais do cidadão e realizou atualizações do cadastro do Bolsa Família. No final do evento, a enfermeira Rosa Silva ofereceu rosas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. “Agradeço a participação de todos, principalmente a subsecretária Laura por aceitar nosso convite. Nosso papel é informar sobre a saúde preventiva”, declarou Rosa.