Domingo é dia de Espraiado de Portas Abertas com presença do Papai Noel

Domingo é dia de Espraiado de Portas Abertas com presença do Papai Noel

A Secretaria Municipal de Turismo e Lazer realizará no domingo (07/12), a partir das 9h, a sexta e última edição do ano do projeto Espraiado de Portas Abertas, que tem objetivo de valorizar da cultura e turismo rural. Realizado bimensalmente no primeiro domingo do mês, a edição de dezembro contará com shows de artistas locais, a realização do projeto Circuito Ecológico (caminhada em trilhas com guias da Secretaria de Turismo) e a presença do Papai Noel, que vai encontrar as crianças na Escola Municipal Espraiado, a partir das 10h.

Temático em cada edição, apresentando receitas elaboradas com elementos comuns da gastronomia local, o projeto deste mês será inteiramente dedicado ao Natal. Na parte gastronômica, serão oferecidos os pratos assados mais comuns dos festejos natalinos, como chester, pernil suíno e bacalhau. No entanto, também poderão ser encontradas outras comidas típicas, como guando, costela, galinha caipira, banana, aipim, dentre outras.

Além da gastronomia, os visitantes poderão curtir passeios rurais e conferir o melhor da tradição local por meio do artesanato com fibra de bananeira, peças em madeira, mosaico, travesseiros e produtos com ervas aromáticas e bijuterias, com a participação de fazendas, ranchos, estabelecimentos comerciais e a comunidade do bairro ao longo dos sete quilômetros da estrada do Espraiado.

Música e ecoturismo

A parte musical contará com uma edição especial do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”, a partir das 11h, em oito pequenos palcos montados em diversos pontos do bairro. Às 11h, haverá a apresentação de Leandro Jhunnhyor, na Capela de São João Batista. No mesmo horário, às 12h, serão realizados simultaneamente shows em diversos pontos: a dupla Gianne Mello e Raphael do Cavaco se apresentará no Bar e Mercearia do Cauby; Bruno Berner cantará no Atelier da Ilma; Baby do Cavaco  vai cantar grandes sucessos da MPB no Bar do Benedito; a cantora Mirene Alves se apresentará no Sítio do Riacho; o show do cantor Adriano Pavarotti ocorrerá no Saloma´s Bar e Restaurante; e o casal Jô Borges e Aldo Correa fará a festa no Cantinho da Dilma. E, no Largo de Santo Antônio, às 13h, terá a apresentação do cantor Sidney Santos e, às 14h, será a edição especial do Samba di Boteco, com Claudinho Guimarães e o Grupo Feijão com Arroz.

Além das atrações culinárias e musicais, haverá ainda a caminhada do Circuito Ecológico – Caminhos de Maricá. A caminhada é leve, com percurso de uma hora, pela trilha do sítio até a cachoeira. Durante o trajeto, os aventureiros serão privilegiados com bela vista das serras. O ponto de encontro será às 9h, no ponto final do ônibus Espraiado (em frente ao Sítio do Riacho). Os participantes devem usar roupas leves e calçados apropriados, chapéu, além de levar água, frutas e outros alimentos leves. Por se tratar de uma atividade aeróbica, o circuito não é recomendado para quem possui problemas cardíacos. Mais informações pelo telefone 3731-5094.

Confira aqui a programação musical do evento

07/12 – Domingo – Espraiado de Portas Abertas
Capela de São João Batista
11h – Leandro Jhunnhyor