Procon de Itaipuaçu resolve 70% das reclamações

0
1238

Posto funciona há dois meses no terminal rodoviário do distrito com consultoria jurídica, abertura de requerimentos e encaminhamentos ao judiciário

Há dois meses os consumidores de Itaipuaçu e adjacências possuem um canal de atendimento na proteção dos seus direitos. Funcionando no terminal rodoviário do distrito, o posto municipal do Procon, serviço administrado pela Secretaria de Fazenda de Maricá, resolveu 70% das reclamações, a maioria relacionado a empresas de telefonia móvel, financeiras, lojas de eletrodomésticos e concessionária de energia elétrica. O atendimento gratuito acontece todas as terças-feiras, das 9h às 17h.

No local, a população recebe consultoria jurídica sobre o Código de Defesa do Consumidor, abre requerimentos com denúncias de maus serviços prestados que são encaminhados ao Juizado Especial Cível (JEC), caso não haja acordo no prazo máximo de 10 dias. “Das 16 reclamações abertas, somente cinco foram para o JEC porque as empresas ou os consumidores não quiseram acordo. Geralmente conseguimos sanar as reclamações no mesmo dia”, declarou a advogada e coordenadora do Procon, Bianca Migon.

Para abertura de requerimentos é necessário apresentar cópias da Identidade, CPF, comprovante de residência e documentos pertinentes à reclamação. “Abrimos esse posto para facilitar o acesso aos moradores da região, já que muitos procuravam a unidade do Centro, localizado a 21 km do distrito. É importante que todos conheçam este canal”, ressaltou a coordenadora.  

Já na unidade Centro (funciona na Rua Abreu Rangel, 420), dos 313 requerimentos abertos este ano 261 foram encaminhados ao Juizado Especial Cível. Segundo o Procon, a operadora OI é a campeã de reclamações em Maricá, mas o órgão também registrou queixas contra as empresas Vivo, Sky, Ampla, Casas Bahia, Claro TV e financeiras.

Serviço:

Procon Itaipuaçu – Terminal Rodoviário de Integração José Ferreira da Silva: Rua Professor Cardoso de Menezes, s/nº (antiga Rua Um). Terças-feiras, das 9h às 17h. Telefone: 2638-4982;

Procon Centro – Rua Abreu Rangel, 420, sala 111 (prédio da Casa & Vídeo). Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Telefone: 2634-1342. E-mail – proconmarica@marica.rj.gov.br;