Campanha Outubro Rosa inicia com música e atividades às mulheres em Maricá

Evento de abertura do "Outubro Rosa" ocorreu na sexta-feira (03/10), na Praça Conselheiro Macedo Soares

A Subsecretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, vinculada à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, deu início na noite da última sexta-feira (03/10) à campanha de conscientização “Outubro Rosa – Maricá na luta contra o câncer de mama”. A ação de abertura, que ocorreu na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro de Maricá, foi marcada pela a realização de diferentes atividades em parceria com as secretarias de Saúde, Turismo e lazer, Assuntos Religiosos e Iluminação Pública.

Durante o evento, equipes da Prefeitura alertaram as pessoas que passavam pelo local sobre a doença, com distribuição de panfletos e brindes. Além disso, três importantes prédios públicos da cidade – Paço Municipal, Casa do Turismo e Igreja Nossa Senhora do Amparo – ganharam iluminação especial com luzes na cor rosa. A ação foi animada ao som dos artistas do projeto “Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá”.

Na cidade, a campanha será encerrada no dia 31/10, com uma caminhada pelo Centro. A concentração será na Praça Orlando de Barros Pimentel, a partir de 17h, de onde os participantes seguirão até a Praça Conselheiro Macedo Soares. “Nossa intenção é trocar a camiseta da caminhada por um quilo de alimento, mais uma lata de leite em pó. Nossa meta é arrecadar uma tonelada de alimento para montarmos cestas básicas e oferecer para as 560 famílias atendidas no Centro Especializado de Atendimento à Mulher”, explicou a subsecretária de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda.

A secretária de Saúde, Fernanda Spitz, que também esteve no evento de abertura da campanha, aproveitou o ensejo para anunciar algumas ações da pasta destinadas às mulheres do município, como a mobilização prevista para o dia 25/10 em todas as unidades de saúde de Maricá para a realização de exame preventivo e físico de mama. As interessadas devem comparecer ao posto de saúde mais próximo de casa, portando o cartão do SUS e carteira de identidade, para agendamento dos exames, no período de 06 a 17/10, das 09h às 17h. “Iremos marcar, pois precisamos fazer um planejamento de material para atender a população. O mês de outubro é determinado para que se faça a prevenção do câncer de mama. Aqui em Maricá, a parceria com as secretarias é uma ação de governo durante todo o mês, para que a gente oriente principalmente as mulheres”, disse.

Autoexame de mama

O autoexame de mama é um exame fácil e simples que não demora mais do que cinco minutos e que pode descobrir precocemente o câncer de mama. Porém, segundo a subsecretária de Atenção Básica, Claudia Souza, a maior dificuldade da mulher em praticar o autoexame está relacionada ao medo de encontrar algo que, para ela, significaria uma sentença de morte. “O diagnóstico precoce, muitas vezes, a poupa da mastectomia radical (retirada completa da mama), retirando-se apenas um segmento, e o melhor com índices de cura muito elevados. A mulher deve fazer o autoexame uma vez por mês. De preferência no período pós-menstrual, quando as mamas estão menos densas”, explica. No caso de notar-se modificação da textura da pele da mama, ou seja, aspecto semelhante à casca de laranja, inversão do bico do peito, saída de secreção com sangue ou nódulos palpáveis, de acordo com Claudia, a mulher deve imediatamente procurar por um serviço de saúde. “Isso vale também para o homem, pois ele também pode ter câncer de mama. Cabe ressaltar que a opinião do marido ou companheiro ,ao detectar algo diferente na esposa, deve ser levada em consideração”.

Templos religiosos

Em prol da campanha, a Secretaria Municipal de Assuntos Religiosos convoca os templos religiosos de Maricá a participarem do movimento Outubro Rosa, com a instalação de um laço rosa na fachada dos prédios. Os membros da Igreja Nossa Senhora do Amparo foram os primeiros a aderirem à iniciativa e afixaram o laço na manhã última sexta-feira (03/10).