Saúde promove atividades de conscientização sobre diabetes e hipertensão no Retiro

0
1224
Profissionais da Unidade de Saúde da Família do Retiro (USF) orientaram os pacientes sobre as doenças e tratamento

A Secretaria Municipal de Saúde realizou nesta segunda-feira, na Unidade de Saúde da Família do Retiro (USF), o evento “Janelas para uma alimentação saudável”. As atividades, que iniciaram às 9 horas, contaram com palestras sobre diabetes, hipertensão, alimentação saudável e planejamento familiar.  Segundo a enfermeira do posto Rosa Maria, a intenção da programação é promover a saúde e prevenir as doenças e suas complicações.  Para o médico Ernesto Ricardo, a população necessita de informação, principalmente sobre o tratamento. “Há uma quantidade importante da nossa clínica com essa patologia. Realmente, é preciso apoio e orientação, pois às vezes o paciente não conhece como lidar com isso e acha que só remédio vai resolver”, alerta.

De acordo com a coordenadora do Programa de Assistência à Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (Hiperdia), Silvana Marau Waldheim, em Maricá, cerca de 14 mil pessoas apresentam quadro de hipertensão e diabetes. “Prevenir é fundamental. Os fatores de risco são muitos, pois são doenças crônicas que não têm cura, mas há tratamento”, destaca Silvana, que ressalta também que os pacientes podem procurar a rede pública de saúde. “Todas as unidades básicas de saúde estão preparadas para recebê-los, fazer o cadastro, consultas e o acompanhamento nutricional, emocional e clínico”.

Com uma mesa repleta de frutas e outros alimentos saudáveis, a nutricionista Elisa Simas, que é coordenadora da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (ATAN), recomendou o hábito de alimentação natural e pediu para que os pacientes evitassem alimentos industrializados, inclusive sucos de frutas e carnes práticas que saem do freezer e vão para o micro-ondas. “Tudo que é rápido, fácil e prático acaba sendo muito salgado. Os produtos em caixa, como o suco, são muito doces”, comentou. Elisa insistiu para que todos passassem a espremer o suco da fruta e usar carnes frescas. “É necessário entender que no dia a dia da nossa vida corrida, esses alimentos industrializados também fazem parte, mas devem ser usados com muita moderação. Que seja eventual e não diário. Vale lembrar que atividade física é fundamental para uma vida saudável”, acrescentou.

O público, que demonstrava animação com as atividades, interagiu com perguntas e comentários. Satisfeita com o esclarecimento prestado pelos profissionais, Daiane Soares dos Santos Silva elogiou a iniciativa. “Estou me informando e aprendendo bastante sobre diabetes, anemia e saúde em geral. Minhas filhas nasceram com algumas limitações e esse evento está me ajudando muito”, afirmou Daiane.