Prefeitura realiza palestra sobre drogas em CIEP do Centro de Maricá

Ação faz parte do projeto “Prevenção nas Escolas”, parceria das secretarias municipais de Assistência Social e Saúde

Nesta quinta-feira (28/08), foi realizada uma palestra sobre drogas para os pais, no CIEP do Centro. A ação faz parte do projeto “Prevenção nas Escolas” da qual as secretarias municipais de Assistência Social e da Saúde idealizaram para propagar a temática com os jovens estudantes da cidade. O encontro contou com a presença da subsecretária de Assistência Social, Laura Costa; do conselheiro da Subsecretaria de Dependência Química, Pedro Victorino; do psicólogo do CRAS Centro, Edimar Matheus; e do coordenador de Educação da Saúde da Secretaria de Atenção Básica, Gilson Luiz.

Gilson Luiz iniciou a palestra conscientizando os pais sobre a importância do apoio aos seus filhos no combate ao uso de substâncias entorpecentes. “É importante mostrar aos jovens não só as drogas, mas o universo que as drogas podem proporcionar a eles. Não deixe de dar atenção aos seus filhos. Motive sempre suas qualidades e oriente para que eles não se percam no caminho dos entorpecentes”, disse o coordenador.

O conselheiro Pedro Victorino frisou que a dependência química é uma doença e apresentou as diferenças etapas do uso. “O início do uso é mais pelo social, é importante para os jovens pertencerem a um grupo. Nesse início, classificamos como usuários, porque a pessoa ainda tem controle do seu uso. Quando o usuário começa a causar problemas, como acidentes, os classificamos como abusador das drogas. Mas quando a pessoa não consegue mais ficar sem as drogas, classificamos como Síndrome da Dependência Química”, explicou.

A subsecretária de Assistência Social, Laura Costa, enfatizou a necessidade do envolvimento de todos na luta contra a dependência química e orientou os pais a procurarem os serviços oferecidos pela Subsecretaria de Dependência Química e pela Secretária da Saúde. “As pessoas envolvidas com usuários abusivos, especialmente familiares, também são afetadas de várias formas e assim se tornam codependentes desta doença. Busquem auxílio em nossos serviços oferecidos pelos CRAS, CREAS, na Subsecretaria de Dependentes Químicos e na Secretaria de Saúde. Eles não só tratam os dependentes, mas ajudam no tratamento psicológico dos familiares”, alertou Laura.

Ainda no encontro, Gilson Luiz explicou que este projeto engloba também uma palestra para os alunos e um dia de atividades temáticas para os pais e filhos. A ação será realizada no dia 17 de outubro na escola.