Mais três mil famílias carentes recebem cartão do Bolsa Mumbuca

Mais três mil famílias carentes recebem cartão do Bolsa Mumbuca

Ao todo, desde dezembro de 2013, já foram entregues 10.536 cartões

O Instituto Palmas, responsável pela implantação do programa Moeda Social Mumbuca em Maricá, realizou, nesta sexta-feira (dia 08/08), na Praça Doutor Orlando de Barros Pimentel, a distribuição de mais três mil cartões da primeira moeda social eletrônica do país, criada pela Prefeitura, para combater a pobreza extrema na cidade e para estimular o crescimento do comércio local. Os contemplados recebem um benefício mensal de 85 Mumbucas (o que equivalente a R$ 85), com previsão de chegar a 300 Mumbucas por família até 2016.

O secretário municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Miguel Moraes, que coordena a realização do programa na cidade, destacou que, desde o lançamento do programa, em dezembro de 2013, já foram entregues 10.536 cartões eletrônicos que podem ser utilizados em 102 estabelecimentos credenciados no município, dentre supermercados, mercearias, farmácias e lojas de produtos diversos. (Veja aqui a lista de comércios conveniados). Miguel alertou aos beneficiários que, em caso de perda ou furto do cartão, a Secretaria de Direitos Humanos deve ser imediatamente avisada para que seja feito o bloqueio do cartão e acrescentou que quem ainda não o recebeu, poderá procurar a sede do Instituto Palmas, localizado na Rua Pereira Neves nº 30.

Ajuda mensal às famílias carentes

Os beneficiados comemoraram o recebimento do cartão e elogiaram o programa. Desempregada, Suellen Dutra Nunes, de 26 anos, é mãe solteira de quatro filhos (de três, cinco, sete e dez anos) e está grávida de quatro meses. "Esse cartão vai ser uma ajuda e tanto. Não tenho como trabalhar e sobrevivo com a ajuda dos meus amigos e familiares. Têm dias que não tenho o que dar de comer para os meus filhos. Agora mesmo, com esse benefício, vou correndo comprar arroz, feijão e leite", declarou a jovem.

Adélio Rodrigues Barouco, de 79 anos, morador de Inoã, foi outro beneficiado. Aposentado, ele recebe por mês um salário mínimo para pagar todas as despesas da casa, que divide com a esposa Maria do Carmo Barouco, de 54 anos. "Todo mês tenho que me virar para pagar as contas. Só de aluguel pago R$ 250,00, além dos gastos com comida e dos altos custos dos remédios. Esse cartão vai ajudar muito a pagar minhas despesas", destacou.

A moradora do bairro Saco das Flores, Cremilza Elias de Carvalho, de 50 anos, também está muito satisfeita com o recebimento do cartão. "Ganho R$160,00 por semana por trabalhar em casa de família. Tenho um gasto alto com remédio que não dá para comprar nada, nem comida. Esse cartão veio a calhar. Agora, poderei comer direito".