Prefeitura entrega mais 130 cartões do Bilhete Único Universitário

Alunas do curso técnico de Mecânica, Dominique e Ana Carolina, comemoraram a participação no programa

Mais 130 estudantes de cursos técnicos foram incluídos no programa Bilhete Único Universitário de Maricá. Os cartões, que são recarregados mensalmente pela Prefeitura com créditos de até R$ 231 e garantem transporte gratuito nos deslocamentos para as aulas, foram entregues nesta quarta-feira (25/06). Ao todo, a iniciativa, criada pelo município em 2012 e administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, atende 1.800 moradores da cidade (1.600 universitários e 200 técnicos).

No evento, realizado na sede da Secretaria de Assistência Social, no Centro, o responsável pela pasta, Jorge Castor, adiantou que novos estudantes serão contemplados ainda este ano. "Fechamos hoje (quarta-feira) o número de bilhetes para os alunos de cursos técnicos. Pelo contrato vigente, iremos distribuir outros 200 cartões para universitários, chegando a 2 mil beneficiados com o programa", afirmou o secretário, acrescentando que será elaborado um novo contrato para beneficiar mais 1000 alunos, entre técnicos e universitários, moradores da cidade em 2015.

As alunas do curso técnico de Mecânica do Senai, em Niterói, Dominique Santoro e Ana Carolina Gomes, ambas de 19 anos e que moram em Inoã, comemoraram a participação no programa. "Meus pais são aposentados e gastava R$ 24 por dia para ir e voltar do curso. Esse programa é ótimo e vai garantir grande economia para minha família", declarou Dominique, acrescentando que a irmã é universitária e participa do programa desde o ano passado. "Meu pai está desempregado e minha mãe trabalha como doméstica. Tenho outras duas irmãs e o fato de não precisar tirar a passagem do meu bolso vai ajudar muito", completou Ana Carolina.

Já a professora Roberta Gramiô Belini, de 22 anos, paga integralmente as despesas de passagens, alimentação e material didático do curso de Patologia Clínica, também em Niterói, e festejou o alivio no orçamento. "Faço o curso aos sábados e gasto R$ 24 por aula nos deslocamentos. Será uma ajuda muito grande não ter mais esta despesa", declarou Roberta.

Com o programa, duas passagens no intervalo de até duas horas e trinta minutos custam apenas R$ 5,25 – desde que uma delas seja em transporte municipal. A iniciativa substituiu os antigos ônibus universitários e garantiu maior autonomia aos usuários.