Projeto Espraiado de Portas Abertas concorre ao Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro

O projeto Espraiado de Porta Abertas, realizado pela secretaria municipal de Turismo e Lazer, concorre na terceira edição do Prêmio de Cultura do Governo do Rio de Janeiro 2012/2013. O prêmio contempla projetos e instituições que se destacaram no cenário cultural por sua relevância, abrangência e representatividade nos anos de 2012 e 2013. Pela primeira vez, será permitida a votação popular, via internet, que pode ser feita pelo hotsite – http://www.cultura.rj.gov.br/premio-de-cultura – até o dia 11 de abril.

De acordo com a secretaria de Estado de Cultura, o objetivo do prêmio é contemplar e dar visibilidade à diversidade cultural do estado, respeitando, assim, a vocação de cada região. Por isso, nesta edição foi abolida a divisão por categorias, como aconteceu em edições passadas.

Realizado bimensalmente, o projeto, temático em cada edição, apresenta o melhor das tradições locais por meio do artesanato com fibra de bananeira, pratos típicos, passeios rurais, shows musicais e apresentações de dança, entre outras atrações, com a participação de fazendas, ranchos, estabelecimentos comerciais e a comunidade do bairro ao longo dos sete quilômetros da estrada do Espraiado, recentemente asfaltada. A última edição do "Espraiado de Portas Abertas", realizada no domingo (dia 02/02), entrou no clima da folia com a realização de shows e blocos carnavalescos.

Para o secretário municipal de Turismo e Lazer, Amaury Vicente, é uma honra poder divulgar ainda mais, por meio desse prêmio, as ações realizadas no Espraiado de Portas Abertas. "Essa indicação já pode ser considerada uma grande conquista do povo de Maricá que abraça e trabalha pelo sucesso desse projeto", destacou o secretário.

Premiação

A premiação será realizada na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, entre os dias 09 a 11 de maio. O evento será realizado ao longo de três dias por meio de uma grande mostra destacando as manifestações culturais do estado do Rio reunindo apresentações de música, dança, teatro, jongo, caxambu, circo, folia de reis, artes visuais, gastronomia e artesanato, sob a curadoria de Rafael Dragaud, também diretor artístico do evento, apresentações. A cada dia serão apresentados 10 premiados, totalizando 30.

Além da votação popular, uma comissão especial e mista – composta por membros da sociedade civil, além de servidores da secretaria Estadual de Cultura, indicou os dez concorrentes de cada uma das dez regiões demarcadas pelo Plano de Cultura (Costa Verde, Médio Paraíba, Baixada Litorânea, Centro Sul, Norte, Serrana Metropolitana Rio, Metropolitana Baixada, Metropolitana Leste e Noroeste). O projeto de Maricá concorre pela região Metropolitana Leste, com cidades vizinhas como São Gonçalo, Niterói, Rio Bonito, Itaboraí, Maricá e Tanguá. Caberá à comissão definir dois projetos dentre os dez indicados em cada região. As indicações também serão submetidas ao voto popular, que premiará mais um concorrente de cada região, resultando em três ganhadores por região, sendo trinta premiados no total.