CAPS de Maricá promove Festa da Primavera

0
1576

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Maricá promoveu nesta sexta-feira (04/10) sua Festa da Primavera. Segundo o coordenador de Desinstitucionalização da casa, o psicólogo Athayde Bezerra, a proposta partiu dos próprios pacientes do CAPS. “Eles queriam comemorar a chegada da primavera, a estação das flores”, disse.

Dez pacientes do Hospital Psiquiátrico de Rio Bonito visitaram o CAPS. Eles aguardam a complementação de duas residências terapêuticas, uma no Centro (para homens) e outra no Condado (para mulheres), onde obterão alta do tratamento em regime fechado, abolido pelo Programa Nacional de Desinstitucionalização, instituído por lei federal e regulamentado pelo Ministério da Saúde. “Maricá está à frente de muitos municípios do país na adoção e efetivação deste programa”, adiantou a coordenadora técnica do projeto, a psicóloga Edna Silva.

O evento contou com um almoço em que colaboraram pacientes, famílias, convidados e comunidade, levando pratos de salgados e doces. Todos brincaram, dançaram e partilharam de horas de convivência. Para Edna Silva, foi mais uma oportunidade de socialização e reintegração com as famílias. “Todos participaram com alegria da festa idealizada por eles”, completou.

O CAPS conta com uma equipe profissional multidisciplinar de 14 pessoas, coordenados pelo psiquiatra Mauro Campos da Paz. A instituição é uma das portas de acesso ao tratamento mental do Programa de Saúde Mental do município, que conta ainda com o Ambulatório de Saúde Mental e parcerias com a subsecretaria de Prevenção e Enfrentamento à Dependência Química, entre outros. O CAPS fica na Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.