Assistência Social firma parceria com ONG e oferece espaço para jovens em risco social

0
889

“Pousada-escola” será inaugurada no dia 15 e terá qualificação profissional

Uma parceria entre a secretaria de Assistência Social de Maricá e a Organização Não Governamental de direitos humanos “Projeto Legal” vai permitir que jovens em risco social se instalem numa pousada-escola no Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, e participem de atividades gratuitas de qualificação profissional, lazer e inclusão.

Em reunião realizada na última nesta sexta-feira (4/10), a secretária de Assistência Social, Laura Maria Vieira; o subsecretário de Dependência Química, Alan Christi, e os responsáveis pela instituição definiram os detalhes do evento de abertura do espaço, que será realizado no próximo dia 15 estritamente para os alunos selecionados, com a participação de atletas, escritores e artistas da cidade.

O imóvel onde vai funcionar o projeto, na Rua Gisele (antiga 51), tem sete suítes e três quartos comuns, piscina e campo de futebol. Segundo a  coordenadora da Ong, Ana Clara Matos, o intuito é acolher jovens que tiveram seus direitos violados. “O que fazemos é criar um plano de vida para essas pessoas”, explica Ana, que ressalta ainda os quase 20 anos de fundação da instituição, que tem sede no Rio. “O espaço de Maricá será nossa terceira base”, revela.

A secretária Laura Maria aproveitou o encontro para explicar que a casa vai aliar as ações de assistência social à qualificação profissional, voltada principalmente para os setores de Turismo, Ecoturismo e Hotelaria.

“O direcionamento dos jovens que virão para cá será feito pelo nosso Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), e vai combinar proteção, profissionalização e as diversas atividades oferecidas”, disse a secretária.

Para motivar os primeiros jovens que serão atendidos na pousada-escola, a festa de abertura terá a participação dos nadadores maricaenses Mariana e Pedro Mello, jovens talentos do esporte que farão uma demonstração sobre os diferentes estilos de nado. Haverá ainda contação de histórias, apresentações de música e oficinas de artes.