Abertas inscrições para a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social

Abertas inscrições para a 9ª Conferência Municipal de Assistência Social

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social de Maricá, que será realizada no dia 02/08 no Rotary Club Maricá, a partir das 9h. Aberto para toda a população, o objetivo do encontro é debater políticas públicas na área da Assistência Social, propor ações de melhoria do atendimento à população e escolher os oito delegados que irão representar o município na etapa estadual, que será realizada em outubro, no Rio de Janeiro. O Rotary Club fica na Rua Pastor Alcione Sobral, 5, no bairro Caxito.

Há duas formas de participação na etapa municipal: como delegado, com direito a voz e voto para a definição das propostas apresentadas, e como participante, com direito apenas à voz. Para se inscrever, os interessados devem preencher a ficha anexada no link abaixo e entregar na sede da secretaria de Assistência Social (Rua Domício da Gama, 386, no Centro). As inscrições podem ser feitas até o dia do evento.

Antes da conferência, foram realizados no mês de junho cinco encontros (em Ponta Negra, São José do Imbassaí, Itaipuaçu e Centro) com as comunidades para discutir o tema da conferência, “A Gestão e o Financiamento na Efetivação do SUAS”. Os participantes puderam conhecer as ações desenvolvidas pela secretaria municipal de Assistência Social, discutiram sobre as oportunidades de atuação do poder público na área da assistência social e escolherem os membros da comunidade (delegados) que representarão as comunidades na conferência municipal. Além disso, na conferência, também serão escolhidos os novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social.

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa, a conferência é fundamental para a população expor o que espera em termos de infraestrutura e serviços para execução com o orçamento da assistência social do município. “Esse encontro é uma etapa muito importante para o exercício da cidadania. A população deve se organizar e apresentar os seus anseios e reivindicações, sempre voltados para o interesse coletivo na área de políticas públicas de Assistência Social”, explica Laura Maria.

A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Nancy Soeiro, ressalta o papel desempenhado pela entidade na representação da sociedade junto ao governo. “Temos a finalidade de acompanhar o plano de ação, os projetos realizados pelo governo e fiscalizar a forma como o orçamento está sendo investido. Somos o representante do povo e por isso é importante conhecermos suas necessidades por meio desses encontros”, resumiu.

Michele Celeste Brivio, uma das delegadas escolhidas para a etapa municipal, é moradora do bairro de Itaipuaçu e mãe de um aluno de cinco anos da Escola Municipal Mata Atlântica. Ela destacou que considera fundamental participar de encontros que possam oferecer melhorias para a comunidade. “Temos que conhecer o que já é feito em nosso bairro e apresentar os nossos desejos. Somente participando poderemos construir um país mais justo”, destacou a representante.

Links das Fichas de Inscrição

Ficha de delegado