Abertas inscrições para 2ª Conferência Intermunicipal de Educação

Abertas inscrições para 2ª Conferência Intermunicipal de Educação

Estão abertas até o dia 14/07 as inscrições da Etapa Intermunicipal da 2ª Conferência Nacional de Educação que será realizada nos dias 9 e 10 de agosto, das 8h às 18h, em Niterói, na Unilasalle (Rua Gastão Gonçalves, 79 – Pé Pequeno). O encontro é preparatório para as etapas estadual, que será realizada em setembro (nos dias 27 a 29), no Rio de Janeiro, e nacional, a CONAE – II Conferência Nacional de Educação – que será realizada entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília – DF.

Nesta etapa intermunicipal, os municípios que compõem o polo 4 (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito, Silva Jardim e Maricá) estarão reunidos para o debate em torno das propostas que serão levadas a CONAE. Além da discussão de propostas, serão eleitos os delegados que representarão o município na etapa estadual. O tema principal do encontro em Brasília em 2014 será “O Plano Nacional de Educação na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular; Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”.

Para se inscrever na etapa intermunicipal, os interessados podem fazer sua inscrição pelo site www.conaerj.com.br até o dia 14/07 ou na secretaria de Educação para facilitar o acesso para aqueles que não possuem internet. O atendimento presencial na secretaria será até a próxima sexta-feira, dia 12/07, das 9h às 12h ou das 14h às 17h.

Membro da comissão organizadora, Carolina Faria Ribeiro destaca a importância da participação dos profissionais da área e também de toda a população. “Essas discussões dizem respeito a toda sociedade e não somente aos professores. A comunidade deve se mobilizar, por exemplo, através das associações de pais e de moradores”, enfatizou.

Conheça os temas que serão discutidos nas conferências:
I – O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: Organização e Regulação;
II – Educação e Diversidade: Justiça Social, Inclusão e Direitos Humanos;
III – Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: Cultura, Ciência, Tecnologia, Saúde, Meio Ambiente;
IV – Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem;
V – Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social;
VI – Valorização dos Profissionais da Educação: Formação, Remuneração, Carreira e Condições de Trabalho;
VII – Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.