Festa Junina e Festival do Aipim fazem sucesso no Espraiado

A comunidade rural do Espraiado participou ontem (02/06) de mais uma edição trimestral do projeto “Espraiado de Portas Abertas”, apoiado pela Prefeitura de Maricá, por meio da secretaria municipal de Turismo e Lazer. O evento iniciou às 8h, com uma caminhada ecológica pelas trilhas do Espraiado.

Participaram as secretarias municipais de Educação, Ambiente e de Ações para o Idoso (Casa da 1ª à 3ª Idade), além do 84º Grupo de Escoteiros, artistas convidados, e centenas de pessoas vindas de diversos bairros do município. O tema para este trimestre foi “Festa Junina”, que incluiu um Festival do Aipim, com pratos diferenciados, comercializados por moradores da região. Foram abertas porteiras de sítios como o do Francês, cujos animais atendem ao chamado do dono, pelo nome. Vários bares e restaurantes, como o Bar da Tia Joana, Ateliê da Célia, Sítio do Riacho e a cantina da Igreja de São João, ofereceram almoço e comida típica.

Participação local

A participação de comerciantes e artesãos locais foi indispensável para o sucesso do evento. Houve caminhada ecológica pela manhã; café da manhã nos bares do roteiro; dança cigana (Casa da 1ª à 3ª Idade); contação de histórias pelo índio Dauá Puri; venda de artigos indígenas; produtos orgânicos; bolsas, cintos e roupas produzidas com material reciclado, no Sítio do Riacho.

Em comemoração ao Dia do Ambiente (05/06), a secretaria municipal do Ambiente inaugurou a sede ecológica do Espraiado, com duas Unidades de Conservação, e que contarão com monitoramento do ecossistema local, ações como marcação de áreas de preservação, replantio da mata ciliar e projetos de educação ambiental para o município.

"Sob o Céu e Sob o Sol do Espraiado"

Alunas da Casa da 1ª à 3ª Idade apresentaram números de Dança Cigana (Sítio do Riacho) e Quadrilha Caipira com Casamento na Roça, no Largo de Santo Antônio. Estudantes da rede municipal de ensino apresentaram coreografias, além de performances do Grupo de Teatro "Sem Sentido". Artistas locais como João Gonzagão cantaram canções regionais. O projeto "Sob o Céu, Sob o Sol de Maricá" levou músicos convidados como Jô Borges e Aldo Corrêa, Ricardo Agura e Roberta Tílio, Ed Baiano, Mister M e Geane Mello, Cida Santos e Sirlei Cowboy (“Tá Tudo em Casa”),e Sidney Santos, que apresentaram o melhor da MPB e da música sertaneja.