Maricá atrai potenciais investidores na principal feira de negócios da Itália

Quinhentos expositores, 80 deles do setor público, incluindo Maricá

Aberta na manhã desta terça-feira (04/06), em Milão, Itália, a Expo Italia Real Estate (Eire) tem entre os destaques este ano a participação de Maricá.  A feira é a principal do setor imobiliário no país e uma das maiores da própria Europa. Montado em uma área de 18 mil metros quadrados no pavilhão Fieramilanocity, o evento reúne 507 expositores, dos quais pelo menos 80 do setor público de países de todas as partes do mundo.

Maricá despertou a atenção desse mercado pela forte expansão econômica e por características especiais vinculadas ao avanço da indústria de petróleo e gás imposto pelo pré-sal. Não à toa, no estande de 100 metros quadrados antes mesmo da abertura 23 empresas já haviam agendado reuniões individuais com o prefeito Washington Quaquá ao longo dos três dias da Eire.

Embora o cenário econômico europeu ainda seja marcado pela incerteza, muitos incorporadores afluem à Eire em busca de novas possibilidades em negócios com infraestrutura e desenvolvimento territorial. Apenas considerando o mercado italiano, tais fundos de investimento representam um volume de recursos considerável. “Essas empresas administram em torno de 47 bilhões de euros hoje, cerca de 36% a mais do que desde o início da crise”, avaliza Gualtiero Tamburini, presidente da Federimobiliare, entidade que agrupa as empresas desse setor no país.  No caso de Maricá, a relação dos interessados inclui os italianos Finepro, a CMB (sigla para Cooperativa de Construtores e Assalariados e uma das maiores empresas de construção civil da Itália), a Prologis (especializada em complexos logísticos e atuante na Europa, Ásia e América), o grupo Akno (família iraniana com grandes empreendimentos no Canadá e outros países) e o escritório britânico Osborne Clarke (representante de investidores ingleses e belgas), entre outros.

O grande movimento no estande de Maricá surpreendeu e superou as expectativas, com reuniões fora de agenda sendo realizadas a todo momento. “Em duas horas de funcionamento já nos reunimos com outros seis empresários que não estavam na relação e saíram interessados. Nosso estande é um dos mais procurados da feira. Tenho certeza que conseguiremos captar muitos investimentos para Maricá aqui”, avalia o prefeito Washington Quaquá.  O interesse da mídia é proporcional à procura por informações no estande, no qual a Prefeitura investiu cerca de R$ 437 mil. A conferência oficial da Prefeitura de Maricá, marcada para esta quarta-feira (05/06), já conta com a inscrição de 25 jornalistas e o principal jornal econômico italiano, Il Sole 24 Ore, agendou uma entrevista exclusiva com o prefeito.