Famílias assistidas pelo CREAS participam de evento na Casa de Cultura

Dezenas de crianças e suas famílias, assistidas pelo Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS), participaram nesta terça-feira (21/05), de um evento socioeducativo na Casa de Cultura de Maricá, que teve como tema o “Combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes no município de Maricá”.

A secretária municipal de Assistência Social, Laura Maria Vieira da Costa, citou o artigo 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para mostrar a importância do encontro: “É dever de todos velar pela dignidade da criança e do adolescente, pondo-os a salvo de qualquer tratamento desumano, violento, aterrorizante, vexatório ou constrangedor”, afirmou.

O evento contou com contadores de histórias (“Um segredo segredíssimo”), teatro de fantoches (“Maria Sabe-Tudo e Maria Sabe-Nada”) e com a exibição de um filme – “Os donos da mata” -, produzido pela Cia. Nós do Morro, com atores mirins em locações no município de Maricá. As três mídias trataram de um mesmo assunto – a prevenção ao abuso sexual contra crianças e adolescentes, que foi discutido com a plateia. Após as apresentações, foi servido um lanche aos convidados.

Fátima, mãe de um menino de 6 anos, participa de um grupo familiar, e achou o evento positivo. “Não foi só de lazer. Serviu para aprender mais sobre o assunto”, disse Fátima. Robinson, pai de um garoto de 7 anos, disse que, além do CREAS e da escola, orienta o filho  sempre que pode sobre esses assuntos. ”O tempo é curto devido ao trabalho, mas sempre que posso, converso com ele sobre tudo”, garante.

Centro de Referência

O CREAS, setor da Secretaria Municipal de Assistência Social, assiste atualmente 117 famílias. Seu trabalho inclui mulheres, crianças, adolescentes, idosos, deficientes físicos e mentais, e mulheres vítimas de maus tratos, abuso sexual e violência doméstica. Tem atendimento psicossocial a indivíduos e suas famílias, por equipes especializadas de psicólogos, assistentes sociais e advogados. São parceiros do CREAS, o Conselho Tutelar (2637-4193), Casa da Mulher de Maricá (3731-5636), Delegacia Legal (3731-1328) e outros órgãos públicos, além do Disque Denúncia (100).  O CREAS fica à Rua Domício da Gama, 398, Centro, Maricá. Tel: 2637-3769.