Casamento Comunitário oficializará união de 35 casais no dia 24

Trinta e cinco casais maricaenses oficializarão sua união na próxima sexta-feira (24/05) às 19h, no ginásio do Colégio Cenecista de Maricá. Em uma cerimônia ecumênica, os noivos percorrerão um tapete vermelho com trajes a rigor, para receber as bênçãos sacerdotais de um pastor e um padre. Após a solenidade religiosa, os casais tirarão fotos que constarão de um CD, que será entregue pela Secretaria Municipal de Assistência Social, órgão coordenador do evento. Uma equipe de som animará o casamento, com direito a salgados, bolo e champanhe para os noivos e convidados.

Requisitos

Para participar do Casamento Comunitário, os candidatos tiveram de apresentar documentos  – comprovante de identidade, renda mínima e de residência, certidão de nascimento ou casamento com averbação de desquite ou divórcio -, entre outros, para fazer face às exigências cartoriais, sem despesas para os noivos, como determina a Lei 8.935, de 18/11/1994, que trata da gratuidade de serviços públicos nos cartórios de registro civil.

Depois de corridos os proclamas, os convites foram distribuídos. Foi realizada uma reunião com os casais, que receberam da secretaria um kit contendo convites individuais e orientações quanto aos procedimentos para o casamento. A roupa será a única despesa (comprada ou alugada) efetuada pelos noivos.

Direitos universais

“O casamento comunitário no município é mais uma ação social do governo, no sentido da universalização dos direitos a famílias de baixa renda. Ficamos satisfeitos em poder contribuir com essas pessoas que, de outra forma, não teriam condições de arcar com as despesas da cerimônia”, avalia o prefeito Washington Quaquá.