Posto de Saúde da Família de Ponta Grossa é reinaugurado

Posto faz parte de um pacote de melhorias em 16 Unidades de Saúde da Família

A Prefeitura de Maricá, através da secretaria municipal de Saúde, reinaugurou hoje (10/04) o Posto de Saúde da Família de Ponta Grossa. A unidade, incluída no projeto de manutenção dos postos de saúde do município, foi reaberta com seis novas salas de atendimento (de um total de nove) e com dois novos banheiros (quatro ao todo).

As melhorias da unidade também incluíram serviços no telhado, forro, colocação de portas e janelas, revestimento de paredes e piso, pintura geral, reparos elétricos e hidráulicos. Representando o prefeito Washington Quaquá, a secretária municipal de Saúde, Janete Valladão, acompanhou o primeiro dia de funcionamento da unidade após as obras de modernização e declarou que 16 postos de saúde da família serão reformados e entregues ao público ainda este ano. “Esta é uma mostra da preocupação do nosso governo com a saúde básica. Além de investir nos postos de saúde, temos a UPA, com emergências e tratamento semi-intensivo, e o Hospital Conde Modesto Leal, com enfermarias e internações. E ainda teremos o Hospital Ernesto Che Guevara, que atenderá casos com maior complexidade e que ampliará muito o número de leitos da rede municipal”,enfatizou. A subsecretária de Atenção à Saude, Cláudia Rogéria, aproveitou a cerimônia para agradecer a dedicação de todos os funcionários do posto e dos profissionais responsáveis pela obra.

Reginaldo Souza, 38 anos, leva seu filho João Lucas ao PSF de Ponta Grossa desde que a criança era recém-nascida – hoje ela já tem dois anos.“O atendimento, desde a médica passando por todas as atendentes sempre foi muito bom. Minha esposa Márcia já é conhecida aqui e agora, com a reforma, a estrutura está ainda melhor”, disse.

O coordenador adjunto do governo municipal, Jorge Castor, confirmou que todos os repasses federais e estaduais, inclusive parte dos royalties, serão direcionados para mais melhorias do sistema de saúde. “É determinação do prefeito Washington Quaquá a priorização de investimentos nesse setor”,completou, ao lado do presidente da Câmara Legislativa Municipal de Maricá, vereador Fabiano Horta, que também acompanhou a cerimônia.

O PSF de Ponta Grossa mantém atendimento e consultas em clínica geral, pediatria, ginecologia e odontologia, entre outros serviços. A unidade conta com dois médicos, uma enfermeira, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e uma coordenação administrativa. Contabiliza atualmente 3.818 moradores cadastrados e está localizado na Rua Irineu Ferreira Pinto, s/nº.