Profissionais da Educação de Maricá inseridos na era digital

Programa auxilia os profissionais que tenham pouca ou nenhuma experiência com computadores a adquirir habilidades tecnológicas básicas

Numa parceria entre a Prefeitura de Maricá e a Fundação Bradesco, os profissionais da Educação que não tenham experiência com informática podem participar de um curso de fundamentos básicos do Programa Intel Educar, que desde 1999, colabora para a capacitação tecnológica de educadores em mais de 60 países.

Realizado na Casa Digital, o curso já está sendo oferecido para diretores, professores, orientadores pedagógico e educacional, secretários escolares e auxiliares de secretaria desde o dia primeiro de abril. Com carga horária de 32h, o curso se estenderá até o dia 6 de maio. Realizado em Maricá desde 2010, o programa Intel Educar já capacitou mais de 50 profissionais. Ao todo, oito profissionais estão participando do curso e, no final, receberão certificado.

Gerenciado pela Intel e contando com o apoio da Fundação Bradesco para a realização dos cursos e para a distribuição gratuita do material curricular (12 apostilas), o Programa Intel Educar melhora a eficácia da integração e utilização da tecnologia em sala de aula. O objetivo do programa é auxiliar os profissionais da área de educação que tenham pouca ou nenhuma experiência com computadores a adquirir habilidades tecnológicas básicas, além de oferecer uma introdução ao desenvolvimento das abordagens de ensino e aprendizado do século XXI.

A mediadora do curso Patrícia Pocebon considera que, além do aprendizado, o curso também leva o profissional a refletir sobre as novas tendências do ensino. “O curso incentiva o profissional do século XXI a refletir sobre o ensino tradicional e o ensino contemporâneo”. Ela acrescenta ainda que, após esse treinamento, o profissional fica visivelmente mais encorajado e motivado a colocar em prática no seu cotidiano o que aprendeu nas aulas.

Para a secretária municipal de Educação, Marta de Mello Quinan, o curso é uma excelente oportunidade para permitir ao educador utilizar ferramentas básicas de tecnologia num momento em que a prefeitura investe no desenvolvimento digital do município. “Desde 2011, a prefeitura vem implantando na cidade o projeto E-cidade, que visa informatizar todas as escolas de Maricá. Das 54 escolas do município, 22 já foram totalmente informatizadas. Esse curso da Intel, sem dúvida, ajuda muito o profissional a lidar com essa nova realidade”, comenta a secretária de educação.