Prefeitura divulga programação do feriado de São Jorge

Programação em homenagem ao santo guerreiro terá shows de forró e de música sertaneja, leilão e cavalgada - Foto: Divulgação

O bairro do Espraiado, em Maricá, será palco de diversas atrações em homenagem ao Dia de São Jorge (23/04). Nos dias 21, 22 e 23 deste mês, serão realizadas orações para o santo guerreiro, shows de forró e música sertaneja, leilão de objetos doados pelos fiéis e a tradicional cavalgada do Rancho Ubatã, no Caju, até a capela de São Jorge, no Espraiado, que acontece há mais de 20 anos na cidade. A prefeitura, por meio da secretaria municipal de Turismo, apoia o evento.

No dia 23, a celebração ao santo guerreiro começa às 6h da manhã numa alvorada festiva com a participação da banda do Centro Municipal Educacional Joana Benedicta Rangel. A programação deste dia também inclui um show de forró no Rancho Ubatã, a partir das 10h, e a tradicional cavalgada com saída às 15h. A expectativa dos organizadores é que mais de 700 pessoas e cerca de 400 cavaleiros acompanhem o trajeto da cavalgada.

Os participantes sairão em procissão com a imagem do santo pelas estradas de Bambuí e Manoel Ribeiro até chegar ao Espraiado. Agentes da secretaria de Transportes de Maricá e guardas municipais darão apoio durante a cavalgada.

Os shows no domingo (21) e segunda-feira (22) acontecerão a partir das 21h em um palco, que será montado ao lado da capela de São Jorge, no Espraiado.

Homenagem a São Jorge

No dia 23 de abril, as matrizes afro-brasileiras de Maricá também irão homenagear São Jorge, santo que é identificado na Umbanda a Oxóssi (o rei da caça). A secretaria municipal de Assuntos Religiosos organiza quatro alvoradas às 4h da manhã para o santo guerreiro. As cerimônias serão realizadas nos bairros do Retiro (Centro Espírita Nossa Senhora da Assumpção), Cordeirinho (Centro Ogum Xoroque), Centro (Tenda Espírita da Cabocla Jurema) e Bairro da Amizade (Terreiro de Capanguero).

Confira abaixo a programação completa:

Domingo – 21/04

19h – Tríduo (oração) na capela do Espraiado;

21h – show sertanejo com Douglas e Kleberson;

Segunda-feira – 22/04

19h – Tríduo na capela do Espraiado;

21h – show do grupo Garotos sem Preconceito com participação especial do cantor Manhoso – Espraiado;

Terça-feira – 23/04

4h – Alvoradas com café da manhã das matrizes afro-brasileiras no Retiro (Centro Espírita Nossa Senhora da Assumpção), Cordeirinho (Centro Ogum Xoroque), Centro (Tenda Espírita da Cabocla Jurema) e Bairro da Amizade (Terreiro de Capanguero);

6h – Alvorada com banda do C.E.M. Joana Benedicta Rangel no trem bão com café compartilhado no Espraiado;

10h – Forró no Rancho Ubatã – Caju;

15h – Cavalgada religiosa com saída do Rancho Ubatã até o Espraiado;