Secretaria de Saúde amplia ações contra a dengue em Maricá

Maioria dos trabalhos tinha como tema o reaproveitamento de alimentos e materiais

A secretaria municipal de Saúde de Maricá recebeu, no último dia 28, um grande lote de equipamentos e insumos enviados pelo Governo do Estado para o combate à epidemia de dengue. Todos os itens foram distribuídos para bases de atendimento segundo critérios de incidência e começaram a ser utilizados nesta terça-feira (02/04).

Segundo a secretaria, foram entregues dez poltronas para hidratação – de um pedido de 40 – e outras 15 cadeiras tipo longarina, além de bebedouro e toda a medicação necessária para o manejo clínico da doença. O material começou a ser distribuído para os postos e locais onde serão instaladas as salas de hidratação na tarde desta segunda-feira (01/04). O número de casos da dengue notificados no município de Maricá é de 1.072 – atualizados até 02/04.

De acordo com o planejamento da secretaria para as quatro salas de hidratação, parte das cadeiras foi instalada no Hospital Municipal Conde Modesto Leal, no Centro, com as seis que vieram do estado terá um total de 24 para atendimento aos pacientes. Já o Posto de Saúde Inoã II recebeu duas poltronas, com o objetivo de desafogar o atendimento da UPA e o Posto São José II recebeu outras três cadeiras. A UPA tem capacidade de atender 450 pessoas por dia, mas está realizando até 700 atendimentos diários em função de receber pacientes provenientes de Niterói, São Gonçalo, Araruama, Saquarema e Itaboraí. A unidade implantou um fluxo de atendimento diferenciado para casos de dengue (1ª vez e retorno). O Posto Santa Rita, em Itaipuaçu, onde já tinham sido instaladas três cadeiras, recebeu mais duas.

Todos os polos listados estão fazendo exames e atendendo a casos com suspeita de dengue mesmo que não sejam para hidratação venosa e as salas de hidratação começaram a funcionar nesta terça-feira (02/04). O laboratório colherá sangue duas vezes ao dia nos locais – para hematócritos, leucócitos e plaquetas – e os resultados serão encaminhados às unidades via e-mail no prazo de uma hora. O teste de confirmação da dengue (Elisa), será realizado em Niterói, sem ônus para o município.

A secretaria de Saúde de Maricá adiantou que as ações de mobilização social já estão em andamento, e ocorrem sempre às terças, quartas e quintas, em bairros selecionados por incidência e infestação.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Janete Valadão, a cidade já vinha se preparando para enfrentar a epidemia, independentemente de o Estado se manifestar a respeito. “Iniciamos o nosso plano de contingência há mais ou menos 15 dias, por já considerarmos a epidemia, mas tivemos de aguardar a definição do estado, que só ocorreu na quarta-feira passada (26/03)”, informou.

Ainda de acordo com a secretária Janete, em 2012 não houve ocorrência de epidemia entre outros motivos pelo fato de se tratar de uma doença sazonal. “A dengue era uma imunidade, permitindo que a população fique naturalmente protegida. Este ano, está ocorrendo a circulação de um vírus novo, o tipo 4, para o qual quase ninguém tem imunidade”, explicou. O vírus 4 já foi isolado em Niterói e Itaboraí, mas ainda não houve nenhuma identificação oficial dele em Maricá. As análises estão a cargo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).