Maricá participa de pacto federal pela alfabetização na idade certa

Grupo de professores participam da aula inaugural do PNAIC realizada na escola municipal Maurício Antunes (Boqueirão).

Com o objetivo de garantir ainda mais qualidade na educação, o município de Maricá aderiu no segundo semestre do ano passado ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), uma iniciativa do Governo Federal para diminuir o número de analfabetos no país e melhorar o rendimento escolar dos alunos em fase de alfabetização.

O primeiro passo do Pacto é a formação continuada dos orientadores de estudo e dos professores alfabetizadores. Por isso, atualmente oito professores da rede municipal de ensino de Maricá estão participando de cursos presenciais de formação do Programa Pró-Letramento da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em 2013, o curso está focado na formação em Língua Portuguesa e, em 2014, abordará a alfabetização em Matemática. Por ano, serão 200 horas de treinamento, com direito a uma bolsa mensal do Ministério da Educação (MEC) no valor de R$ 200,00. Esses orientadores de estudo, por sua vez, vão capacitar ao longo de dois anos outros 250 professores e orientadores pedagógicos que atuam diretamente com a alfabetização dos alunos da rede municipal de educação. O curso ministrado pelos multiplicadores terá carga horária de 8 horas por mês.

Segundo a coordenadora municipal do PNAIC e Superintendente Municipal dos Anos Iniciais, Profª Iracema Miranda, “o intuito desse pacto é que os alunos sejam alfabetizados aos seis anos de idade, no primeiro ano do Ensino Fundamental”. Iracema ressalta que o conceito de alfabetização pregado pelo PNAIC não se restringe a saber ler e escrever, mas saber também  interpretar textos e fazer contas. Para isso, ressalta a coordenadora, é essencial que o trabalho não se restrinja às ações de governo. “É um pacto entre sociedade, família, escola e governantes”, explica Iracema, acrescentando que o aluno tem que ser alfabetizado aos seis anos de idade, ter a alfabetização aprofundada aos sete anos e, aos oito, ao final do 3º ano do ensino fundamental, passar por outra fase de consolidação do processo.

Iracema explica também que a secretaria municipal de Educação adotou os critérios estabelecidos pelo MEC para a seleção dos professores orientadores de estudo. Ao todo, mais de 50 professores municipais se inscreveram para receber a capacitação como orientadores de estudo, que, dentre alguns pré-requisitos, tinham que possuir formação em Pedagogia, ser funcionário concursado e possuir experiência nos anos iniciais do ensino fundamental.

Para a secretária municipal de Educação, Marta Quinan, o Pacto Nacional pela Idade Certa é um grande desafio proposto pelo Governo Federal aos municípios. "O nosso compromisso é estar sempre linkado ao Ministério da Educação para trazer os melhores programas oferecidos pelo governo federal para a nossa cidade. A nossa meta será a de ter todos os alunos da rede alfabetizados. Para isso estamos capacitando alguns profissionais por meio de treinamentos oferecidos”. A secretária acrescenta ainda que em breve a prefeitura fará o lançamento oficial do PNAIC na cidade de Maricá.

Atualmente, Maricá possui 4.273 alunos matriculados nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 3º ano) distribuídos em 210 turmas. Segundo dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a média nacional de crianças não alfabetizadas até os oito anos chega a 15,2% e, no Estado do Rio de Janeiro a 9,3%.