Prefeitura de Maricá libera área de canteiro para obra de esgotamento sanitário

Tratores retiraram as carcaças do local

Uma ação conjunta, entre vários órgãos municipais na última sexta-feira (22/03), marcou a preparação da área do canteiro para as obras de  esgotamento sanitário cuja rede atenderá os bairros de Araçatiba, Boqueirão e Centro. O projeto tem seu custo pago com a aplicação da verba compensatória da Petrobras – em função da construção do emissário de efluentes do Comperj – no valor de R$ 60 milhões. A ordem de início já tinha sido expedida em novembro passado e agora, com a alocação da área pelo município, o processo poderá ganhar velocidade. O canteiro está situado no bairro da Mumbuca e é de fácil acesso para a movimentação de máquinas e caminhões.

Como o terreno vinha sendo usado há dez anos como pátio para o armazenamento de veículos apreendidos pela delegacia de Polícia Civil, foi preciso coordenar uma ação de vários organismos para a limpeza, remoção das carcaças e até retirada de enxames de abelhas – para o qual um efetivo da Defesa Civil preparou uma armadilha para atrair todas a uma colmeia portátil. Com o local desimpedido, a empresa EIT Engenharia, que integra o consórcio Saneando Maricá, já poderá se instalar e dar início efetivamente à obra.  A operação contou com o apoio da Coordenação de Projetos, das secretarias de Segurança Pública, Obras, e Transporte, e das subsecretarias de Defesa Civil e Limpeza urbana.