Postes são retirados e obras estruturais da ponte da Barra vão recomeçar

A retirada mobilizou equipes das duas concessionárias

Uma semana depois de a Prefeitura de Maricá acionar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que fossem retirados os postes que estão no traçado da ponte da Barra, foi realizada nesta sexta-feira (22/3) a operação de remoção das peças de concreto do entorno da nova via.  Técnicos das concessionárias Ampla (energia  elétrica) e Oi (telefonia e internet) desconectaram a fiação aérea dos postes e não houve necessidade de interromper o fornecimento de energia e do sinal da rede. Com a remoção dos postes, que estavam no traçado da saída da ponte, as obras estruturais, que estavam interrompidas há quatro meses, serão reiniciadas imediatamente.

A secretária municipal de Energia e Iluminação Pública, Shirlene Diniz, explicou que os fios que passam pela área são de uma rede alternativa de transmissão, e que ficarão instalados na faixa de areia junto à ponte até que a rede seja fixada junto à sua estrutura com o uso de uma tubulação própria. O trabalho de remoção foi finalizado no início da tarde. Uma reunião foi marcada para a próxima terça-feira (26) entre as secretarias de Desenvolvimento Urbano, Obras e Iluminação Pública e a equipe de técnicos e engenheiros para definir a forma como a recolocação da rede será feita.

“Estamos eliminando uma etapa fundamental para que se concretize esta importante obra para nossa cidade”, celebrou a secretária, antecipando que está sendo estudada a forma de abastecimento de energia que a ponte vai receber para sua iluminação e para o entorno, que poderá ser obtida por via eólica ou solar.

Urbanização

A ponte da Barra de Maricá terá 172 metros de extensão e integrará os bairros de Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra ao Centro.  Na etapa final, a ser iniciada agora, serão instaladas as últimas quatro vigas junto à cabeceira no acesso a Guaratiba.

As secretarias municipais de Transportes e de Desenvolvimento Urbano já iniciaram os estudos para a elaboração, respectivamente, do esquema de trânsito (junto com a área estadual, uma vez que a via é a RJ-102) para o acesso e da urbanização na área do entorno da nova ponte. Os acabamentos da obra incluem calçamento, instalação de quiosques, postes, lixeiras e bancos, além do plantio de árvores. Há, ainda, estudo para a implantação de um canal com eclusa, de forma a permitir que a circulação e a renovação da água do complexo  lagunar seja possível e rápida, permitindo a oxigenação da água principalmente em períodos de estiagem.