Prefeitura investe R$ 2 milhões na manutenção de unidades de Saúde

Realização de serviços no telhado da unidade de Ponta Grossa.

Com um investimento de quase R$ 2 milhões, a Prefeitura de Maricá está realizando obras de manutenção e melhorias em 16 unidades de Saúde, numa parceira com o Fundo Nacional de Saúde, que gerencia os recursos do Sistema Ùnico de Saúde (SUS).

Já estão em andamento as obras em unidades de três bairros: Posto Central, Ponta Grossa e Mumbuca. O próximo posto beneficiado será o de Santa Paula e a lista inclui ainda os postos de Inoã I, Inoã II, Ponta Negra, Bambuí, Retiro, Jardim Atlântico, Guaratiba, Amizade, Espraiado e São Bento. A 16ª unidade ainda será escolhida pela secretaria municipal de Saúde.

No Posto Central, a obra foi iniciada em fevereiro e incluiu a modernização das instalações elétrica e hidráulica, pintura interna e externa, restauração de portas e janelas, revestimento de paredes e novo piso. Já na unidade de Ponta Grossa, estão sendo realizados serviços no telhado, forro, colocação de portas e janelas, revestimento de paredes e piso e reparos elétricos e hidráulicos. Na unidade da Mumbuca, a obra foi iniciada na semana passada, também com a revisão dos sistemas elétrico e hidráulico.

Responsável pela parceria com o SUS e pelo gerenciamento das verbas, o secretário municipal de Assuntos Federativos, Fabiano Filho, destaca a importância da iniciativa para garantir um atendimento de qualidade na Saúde Básica do município. “Foi feito um levantamento pela secretaria de Saúde no ano passado para apontar a necessidade individualizada de cada posto de Saúde. E, agora, estamos garantindo melhores condições para o funcionamento deles”, explicou o secretário.

A secretária municipal de Saúde, Janete Valladão, também reforça que os investimentos são primordiais para a conservação das unidades. Ainda segundo a secretária, as obras asseguram o funcionamento do atendimento básico que, quando é bem realizado, acaba desafogando as portas de entrada de emergências da cidade. “As obras ajudam todo o sistema de atendimento da cidade e garante dignidade para os funcionários e pacientes”, ressalta.