Maricá promove Semana de Saúde na Escola

O município de Maricá está realizando esta semana, em oito escolas da rede municipal de ensino, ações do projeto "Saúde na Escola" – uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social.

Na última segunda-feira (18/03), técnicos da secretaria de Saúde ministraram palestras para alunos das escolas municipais Maurício Antunes, no Boqueirão, e Joana Benedicta Rangel, no Centro. E de hoje (19/03) até a próxima sexta-feira (22), cinco nutricionistas e assistentes sociais vão atender cerca de 200 alunos de dois a cinco (Maternal e Educação Infantil) e de seis a dez anos (1º Segmento do Ensino Fundamental), com o intuito de diagnosticar casos de obesidade ou problemas de visão entre os estudantes.

O controle da obesidade e a saúde ocular dos alunos é um dos focos do "Saúde na Escola", que tem o objetivo de combater fatores que interfiram no aprendizado. Os participantes passam por medição e pesagem (antropometria), avaliação nutricional e exame de acuidade visual. A partir de abril, a secretaria municipal de Educação planeja um calendário constante do projeto e que atinja novas unidades escolares.

Segundo uma das nutricionistas do projeto, Laurice Soares Bittencourt, "quanto antes o problema for diagnosticado, maiores são as chances de correção sem prejuízo para o aprendizado".

Iniciado em Maricá no segundo semestre do ano passado, o "Saúde na Escola" já beneficiou 600 crianças de seis a 11 anos.