Cônsul de Cuba visita Maricá intermedia ações na área de Cultura, Educação e Saúde

Encontro serviu para discussão de intercâmbio nas áreas da Saúde, Educação e Cultura.

O cônsul geral de Cuba Lázaro Méndez Cabrera visitou Maricá nesta sexta-feira (01/03) para intermediar ações nas áreas de Cultura, Educação e Saúde. Entre as propostas em andamento está o intercâmbio de médicos e educadores cubanos para atuarem, respectivamente, em projetos nas unidades de saúde e no atendimento à alunos com necessidades especiais da rede municipal de ensino. Além disso, foi discutido também a criação de uma escola de cinema na cidade a partir da experiência de modelos cubanos.

Recepcionado no Paço Municipal pelo chefe de gabinete, Kleber Lameira Ottero, que representou o prefeito Washington Quaquá, o embaixador apresentou um panorama da situação de Cuba, que possuiu excelência reconhecida em diversos setores da educação e saúde. “Não somos um paraíso, enfrentamos problemas como qualquer outro país, mas trabalhamos para atualização do nosso modelo econômico, investindo permanentemente em qualificação profissional”, explicou o cônsul. Segundo a autoridade, em 2012 foram graduados 11 mil médicos, sendo seis mil cubanos e cinco mil de outras nacionalidades.

Para o cônsul, um dos maiores desafios de seu país é o envelhecimento da população. “A expectativa de vida média do cubano é de 79 anos e 25% de nossa população tem mais de 60 anos. Além disso, as mulheres quando engravidam têm, no máximo, um filho. Esse retrato social exige grandes investimentos em projetos para a terceira idade e na saúde preventiva”, destacou o cônsul, que se comprometeu a intermediar junto ao governo cubano a vinda de uma comitiva à cidade para atender às demandas de Maricá.

Propostas de parcerias

Na área da cultura, o secretário municipal Sérgio Mesquita salientou o interesse de trazer para Maricá dois roteiristas cubanos da “Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) de San Antonio de los Baños” para participar do processo de implantação da escola municipal de cinema. “Nossa proposta é resgatar os valores culturais e a identidade do povo maricaense, por meio de produção de documentários. E, ao longo da história, percebemos o quanto o cubano respeita e valoriza sua cultua. Queremos trazer essa experiência para ser passada para a nossa cidade”, salientou o secretário.

No setor da saúde, a secretária municipal Janete Valladão explicou a necessidade de firmar uma parceira com Cuba que permita a vinda para Maricá de 20 a 25 assessores técnicos na área de saúde pública que possam colaborar para o atendimento básico prestado nas unidades. “Em recente viagem ao país, fiquei impressionada positivamente com o sistema de saúde cubano que privilegia a prevenção e não o modelo hospitalar. Uma das questões
que mais me chamou a atenção foi a importância dos tratamentos alternativos para a prevenção e cura das doenças. Como médica homeopata, considero que esse é um caminho que deve ser mais difundido em nosso sistema público de saúde”, frisou.

Representando a secretária municipal de Educação Marta Quinan, a subsecretária Marianne Fonseca solicitou ao cônsul informações sobre o sistema de educação inclusiva no país e também sobre o programa EJA (Educação para Adultos). “Ambos os programas já estão implantados em nossa rede, mas será muito produtivo um intercâmbio entre os profissionais para melhorar ainda mais o atendimento prestado para os nossos alunos”, explicou Marianne.