Prefeitura inicia pacote de obras nos quatro distritos de Maricá

Operários trabalham no asfaltamento de importantes vias em diversos pontos da cidade.

A prefeitura de Maricá iniciou um pacote de obras nos quatro distritos da cidade. Além da pavimentação de vias, as intervenções incluem a construção de praças, o reforço das galerias pluviais, novas creches públicas e a reforma de escolas municipais, além da retomada da etapa final de construção da ponte de Barra de Maricá. A maior parte das obras são custeadas com recursos próprios e estão previstas na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2013, orçada em R$ 108,84 milhões.

Em Itaipuaçu, segundo maior loteamento do estado com 10 bairros em 5 mil hectares, a secretaria municipal de Obras vai pavimentar mais da metade da Rua 35, paralela à praia e uma das principais do distrito. A frente de obras, iniciada essa semana, será realizada no trecho entre a Rua 1 e a Rua 83, asfaltando ao todo 3,5 km dos 6 km da via.

As obras na ponte da Barra de Maricá é outra intervenção importante deste pacote. A prefeitura já autorizou o reinício das obras, após o estado liberar R$ 8,1 milhões (a contrapartida municipal é de R$ 2,5 milhões). A via, em construção sobre a lagoa, terá 172 metros de extensão e integrará os bairros de Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra ao Centro. Enquanto a prefeitura aguarda a concessionária Ampla retirar os postes e linhas de transmissão, que estão no trajeto por onde vai passar o acesso para quem chega de Guaratiba, os funcionários da secretaria de Desenvolvimento Urbano estão preparando os guarda-corpos da estrutura.

Praça modelo é a primeira do gênero no país

A construção da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC), às margens da RJ-106, no bairro Mumbuca, é outra intervenção iniciada. O projeto integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e tem o objetivo de reunir num mesmo espaço atividades esportivas, culturais e sociais. Maricá foi o primeiro município no país a receber a ordem de início da Caixa Econômica Federal para a construção deste modelo de praça e a previsão é que a PEC seja inaugurada em agosto. O projeto está orçado em R$ 2.537.989,25 (sendo R$ 2 milhões do governo federal e R$ 537.989,25 de contrapartida da prefeitura).

O projeto da praça, que será construída próxima à primeira entrada de Maricá, inclui um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), telecentro, biblioteca, auditório, teatro, pistas de caminhada e de skate, equipamentos de ginástica, playground, quadra de esportes, além de rampas de acesso para portadores de necessidades especiais.

Banho de asfalto

Equipes da secretaria municipal de Obras estão distribuídas pelos quatro distritos em obras simultâneas. Estão sendo pavimentadas vias em Ponta Negra (paralelas ao canal), Bananal, São José do Imbassaí (ruas às margens da RJ-106 entre as localidades de Raphaville e Santa Edwiges), Inoã (Avenida B, entorno da Praça Fernando Mendes e ruas entre o condomínio Alphaville e a UPA), Caxito (Rua Vinícius de Moraes e às margens da RJ-106) e a Estrada de Bambuí.

Também serão asfaltadas ruas no Manu Manuela (vias paralelas ao canal e entorno da praça), Bairro da Amizade, Cordeirinho (Avenida Central até a Rua 102) e Flamengo (Rua Protásio Peres). No Centro, a prefeitura realiza a desobstrução e a revisão das galerias pluviais na Rua Álvares Penteado e está reconstruindo o sistema de escoamento das águas das chuvas na Rua Barão de Inoã.

A prefeitura ainda vai urbanizar vias no Boqueirão (área junto ao quiosque), São José do Imbassaí (Avenida Guarujá com Estrada Real), Cordeirinho (ruas 90, 91 e 92), Mumbuca (ruas 10, 11 ,12 e 13) e entorno das lagoas de Jacaroá e Caju. O pacote de obras também inclui a conclusão da Praça Tiradentes, em Araçatiba; a construção da creche do Bairro de Fátima, em São José do Imbassaí; e a construção de uma quadra no bairro Manu Manuela.

Construção de creches municipais

A frente de obras também inclui o término da construção de três creches municipais – Bosque Fundo (Inoã), Marinelândia (Cordeirinho) e Jardim Atlântico (Itaipuaçu). As duas primeiras estão em fase final de acabamento e a secretaria vai começar em breve a instalar os móveis. A unidade de Itaipuaçu está em ritmo acelerado e a previsão da prefeitura é inaugurá-la ainda neste semestre. Somados, os investimentos apenas nessas três creches chegam a R$ 4,4 milhões.

Cada unidade terá oito salas de aula, seis banheiros, quatro solários, anfiteatro, refeitório, pátio coberto, parquinho, laboratório de informática, almoxarifado, recepção, além de salas de leitura e de reunião. A capacidade de cada é de 240 alunos de 1 a 5 anos de idade. Ao todo, Maricá contará com oito creches na rede municipal de ensino, além de 21 escolas que passaram a oferecer este serviço. Todas as unidades foram construídas no governo do atual prefeito Washington Quaquá. Com as novas creches, a prefeitura vai atender 1260 alunos.