Pague Fácil Maricá: quase dois mil atendimentos em 15 dias

Equipes da Secretaria de Fazenda vão distribuir panfletos informativos sobre o Pague Fácil no feriadão

O programa de parcelamento de dívidas Pague Fácil Maricá completou 15 dias em operação e já mostra resultados impressionantes. Mesmo com vários feriados nesse período, cerca de 1.674 pessoas procuraram os balcões de atendimento da Secretaria Municipal de Fazenda no Paço Municipal, no Terminal Rodoviário de Itaipuaçu e no Posto de Saúde de Ponta Negra. Em termos de arrecadação, o resultado até o momento também é considerado muito bom. “Tivemos 1.190 adesões ao programa com pagamento à vista, o que representa 71% das pessoas que nos procuraram”, comemora o secretário municipal de Fazenda, Roberto Santiago. Ainda de acordo com o secretário, apenas essas renegociações representaram o lançamento de R$ 700 mil para a Prefeitura. “E desses, R$ 400 mil já foram pagos”, completa.

Além dos que procuraram a secretaria e aceitaram a proposta à vista, outras 574 pessoas assinaram a adesão ao programa através do parcelamento de dívidas, gerando uma receita projetada de R$ 200 mil até o momento, dos quais R$ 91 mil já foram pagos.  Em termos globais, o volume negociado até agora através do Programa Pague Fácil Maricá, cerca de R$ 5 milhões ou 7% do valor total, também permite à secretaria de Fazenda projetar um total otimista até o término do programa, no dia 28 de dezembro. “Temos previsão de movimentar em torno de R$ 15 milhões do volume da dívida”, calcula Roberto Santiago. Somados os débitos de IPTU e ISS, o município tem um estoque de aproximadamente R$ 105 milhões a receber.

Através do Pague Fácil, contribuintes com dívidas de IPTU ou do ISS referentes a atividades de construção civil são atendidos com condições especiais, podendo parcelar seus débitos à vista ou em até 100 prestações, sem falar no desconto das multas. “São condições muito favoráveis e que levam em consideração a capacidade do contribuinte de quitar o débito. As pessoas querem acertar as dívidas e a procura está mostrando isso”, complementa Santiago, destacando que a quantidade de atendimentos vem crescendo em escala geométrica, resultado do esquema especial  montado com os funcionários e com a operação da secretaria excepcionalmente aos sábados – das 10h às 15h, inclusive nos postos de Itaipuaçu e de Ponta Negra.

Postos abrem aos sábados

O serviço é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 10h às 15h, no posto da Secretaria Municipal de Fazenda no Terminal Rodoviário de Itaipuaçu e na sede da
prefeitura, no Centro. Além disso, a secretaria disponibiliza, aos sábados, das 10h às 15h, um posto volante em Ponta Negra (Rua Alcebiades Teodoro Pereira, s/n, na unidade de saúde do
distrito). Mais informações pelo telefone 2637-2052.