Núcleo de Enfrentamento à Violência inicia atividades no dia 5 de dezembro

Representantes da secretaria municipal de Saúde agendam inauguração do núcleo para o dia 5 de dezembro.

Foi marcada para o dia 5 de dezembro, às 10h, a inauguração do Núcleo Intersetorial para Enfrentamento à Violência (NIEV), um espaço dedicado a serviços de caráter social e de segurança pública para reduzir a violência e valorizar a cidadania em Maricá. O núcleo funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, no Posto de Saúde de Santa Rita, em Itaipuaçu.

Uma reunião entre membros da prefeitura e da sociedade civil realizada nesta terça-feira (22/11), na Casa de Cultura, definiu a data e concretizou algumas ações do núcleo já para o início do próximo ano. A secretaria municipal de Saúde propôs a realização de cursos de capacitação para profissionais de diversas secretárias. Foram estabelecidos quatro eixos de enfrentamento à violência: Prevenção e Atendimento; Mobilização e Articulação; Defesa e Responsabilização e Protagonismo Infanto Juvenil.

O coordenador de Educação e Saúde da subsecretaria de Atenção Básica, Gilson Andrade, explica a importância dos cursos que serão desenvolvidos pelo Núcleo. “Nossa intenção é capacitar o profissional para que ele seja um agente multiplicador e consiga lidas com as denúncias de violência”.

Segundo o coordenador, até o momento as notificações de violência são feitas de forma descentralizada por diversos órgãos, sem possibilitar que ações sejam traçadas visando o enfrentamento dos problemas registrados. “Enxergamos a necessidade de se criar o núcleo para trabalharmos de forma integrada com os órgãos municipais, estaduais, federais e com a sociedade civil, com o objetivo de desenvolver ações de enfrentamento”.

A subsecretária municipal de Atenção Básica e Saúde Coletiva, Larissa Morgado, vislumbra a criação de uma campanha de divulgação de 2013 como o ano da paz em Maricá. “Além da implantação do núcleo e dos cursos de capacitação, iremos propor à secretaria municipal de Educação a elaboração de um Programa de Prevenção à Violência nas escolas. Queremos mobilizar o poder público e a população e para isso precisamos contar com o apoio e a participação de todos para garantir uma cidade mais tranquila e segura”, destacou Larissa.