Maricá inaugura em dezembro abrigo para crianças vítimas de violência doméstica

0
2274

Maricá inaugura no dia 3 de dezembro a Casa de Abrigo, que vai acolher crianças e adolescentes de zero a 17 anos e 11 meses vítimas de violência doméstica. O objetivo do espaço não é receber menores infratores e contará com equipe formada por um psicólogo, um assistente social e dois casais de pais sociais. Trata-se de uma exigência do Ministério Público e da Vara da Infância e Juventude que todos os municípios possuam casas para abrigar menores de idade nesse tipo de situação.

A secretária municipal de Direitos Humanos, Sylvia Cantuária, explica que 13 crianças de Maricá estão inscritas, sendo que nove delas serão trazidas de outros municípios que as acolheram anteriormente por já possuírem abrigos. Elas aguardam o espaço ficar pronto, onde continuarão a receber  assistência especializada.

“É uma casa comum, em que os pais sociais limpam, cuidam das crianças, levam e trazem do colégio, ajudam a fazer lições de casa etc. Enquanto isso, nós tentamos reintegrá-los às famílias. Se não tivermos sucesso nesse sentido, elas entram para a lista de adoção”, diz Sylvia, informando ainda que, durante a noite e nos finais de semana, haverá um psicólogo de sobreaviso, para os casos em que o espaço receba uma nova criança. “Cursos, oficinas e passeios também serão oferecidos”, acrescenta Sylvia.