Defesa Civil de Maricá discute Plano de Contingência

A Defesa Civil de Maricá realizou hoje (13/11), no auditório do Corpo de Bombeiros Militar (BPMERJ) local, uma reunião com secretários municipais, autoridades de segurança pública e lideranças da sociedade civil para discutir o Plano de Contingência 2012, que prevê ações de prevenção contra catástrofes, como enchentes, deslizamentos de terra e desabamento de casas, a exemplo do que aconteceu em abril de 2010, quando três pessoas morreram e centenas de famílias ficaram desabrigadas no município.

O Plano está sendo elaborado pela subsecretaria municipal de Defesa Civil e, no prazo máximo de 40 dias, será apresentado oficialmente ao Chefe do Executivo maricaense. A reunião desta terça-feira foi aberta pelo subsecretário de Defesa Civil, Coronel Jorge Braga, e seguida pelo inspetor Fábio Sérgio, que explicou aos presentes o procedimento padrão de prevenção de desastres e resgate de vítimas. “A Defesa Civil não é um órgão, mas um sistema que funciona em rede, interligado a diversos outros órgãos municipais, estaduais e federais, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ministério Público, secretarias de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente, Saúde, Assistência Social, Educação, Habitação, Comunicação, entre outros. Cada um desses órgãos dá suporte à Defesa Civil em casos de calamidade pública”, declarou.

Prevenção e resgate

O Plano tem como meta principal a prevenção de desastres ambientais e o salvamento de vidas. Para tal, busca conscientizar a população quanto aos riscos das ocupações irregulares e despejo de lixo à beira de rios, lagoas e encostas – que causam assoreamento e transbordamento dos canais que circundam o município. Na reunião, foram apresentados mapas com os locais de maior risco na cidade, o quantitativo de desastres passados e o percentual de gravidade deles. Um vídeo também foi exibido, com simulações de resgate e salvamento e mecanismos de alerta para a população, como as sirenes.

Os participantes foram estimulados a contribuir com ideias para o Plano de Contingência. Entre as sugestões, falou-se na necessidade da participação da sociedade civil, a conscientização das comunidades através de seus líderes, maior rigor na fiscalização ambiental e nas ocupações irregulares, infraestrutura material (caminhões, carros 4 x 4, motos, lanchas e equipamentos), formação de grupos de trabalho e equipes de resgate. Representantes das secretarias de Saúde e Assuntos Federativos, entre outras, ofereceram apoio em transporte, medicação, água, roupas e alimentos em eventuais emergências.

Presenças

Participaram da reunião o comandante da unidade CBMERJ, major Wendell Carlos; o comandante da 4ª Cia BPMERJ, capitão Baptista e os secretários de Urbanismo e Meio Ambiente, Celso Cabral; de Obras, Fernando Rodovalho; de Comunicação Social, Alba Valéria; de Segurança Pública e Cidadania, Alexandre Neto e de  Articulação Política, Wanderley Sá, além da subsecretária de Assistência Social e Participação Popular, Nancy Soeiro; do subsecretário de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Educação, Cláudio Luz e do coordenador de Saúde Mental de Maricá, Alan Christie, entre outros.