Montado o penúltimo vão da ponte da Barra

Mais quatro vigas de sustentação foram colocadas sobre os pilares da ponte da Barra de Maricá

A ponte da Barra de Maricá está perto de ser concluída. O penúltimo vão da estrutura de concreto foi montado nesta quarta-feira (24/10) com a colocação de quatro vigas de sustentação sobre os pilares, cada uma com 34,8 metros de comprimento e em torno de 40 toneladas de peso. Dois grandes guindastes, que podiam ser vistos da ponte do Boqueirão, foram utilizados na instalação das peças. Como das etapas anteriores, cada viga foi instalada sobre reboques um dia antes e, uma a uma, foram posicionadas com o uso de grandes carretas. Em seguida, em uma ação coordenada, os operários amarravam os cabos de aço nas extremidades e, sob o comando de um dos técnicos, o material era erguido. A movimentação exigiu controle e precisão dos dois operadores de guindaste, que obedeciam às ordens passadas através de sinais. A cada manobra, o trânsito tinha de ser interrompido no local.

O movimento atraiu a atenção de pessoas que passavam ou de moradores das imediações do canteiro. “Estou acompanhando esta obra desde o começo e estou muito feliz porque creio que será a solução para quem vive na região de Guaratiba, como eu”, avaliou o militar reformado César Rogério da Cunha, de 59 anos, lembrando que a ocorrência de ressacas que forçavam a abertura de um canal para escoamento da água causava muitos transtornos.

“Tínhamos de dar a volta pelo Bambuí ou Ponta Negra para ir até a rodovia, pois não havia como passar por aqui. Com a ponte, tenho certeza de que isso não vai mais acontecer”, afirmou. Ao lado dele, o também militar reformado Mário César Bezerra, de 49 anos, disse que mora em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense e frequenta a cidade há dez anos. “Sempre conto aos amigos de lá sobre o que está sendo aqui e falo muito dessa ponte”, disse ele.

Postes – Para a etapa final, de conclusão junto às cabeceiras, a secretaria municipal de Ambiente e Urbanismo de Maricá aguarda um serviço já solicitado à concessionária de energia elétrica Ampla para a retirada de postes e linhas de transmissão que estão no trajeto da via de acesso de quem chega de Guaratiba. A ponte terá 172 metros de extensão e integrará os bairros de Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra ao Centro. A previsão da secretaria de Urbanismo é de concluir a obra por inteiro em aproximadamente dois meses.

As secretarias municipais de Transportes e de Urbanismo já iniciaram os estudos, também, para a elaboração, respectivamente, do esquema de trânsito (junto com a área estadual, uma vez que a via é a RJ-102) para o acesso e da urbanização na área do entorno da nova ponte. Os acabamentos da obra incluem calçamento, instalação de quiosques, postes, lixeiras e bancos, além do plantio de árvores.

Há, ainda, estudo para a implantação de um canal com eclusa, de forma a permitir que a circulação e renovação da água do complexo lagunar seja possível e rápida, permitindo a oxigenação da água principalmente em períodos de estiagem.