Rádio na escola para vencer desafios

Quadra poliesportiva será opção de lazer para moradores

Quando soa o sinal anunciando o intervalo das aulas na Escola Municipal João da Silva Bezerra, em Barra de Maricá, entra no ar a Rad e Ação. Comandada por um grupo de alunos e sob a orientação da professora de língua portuguesa e coordenadora do projeto, Elza Pereira Lopes, a rádio é a nova sensação durante o horário do recreio. A programação é bem diversificada e uma das regras é valorizar a música popular brasileira. O projeto tem apoio da secretaria municipal de Educação e é mantido com recursos da própria escola. Os equipamentos foram comprados com o dinheiro arrecadado em festas e gincanas e os alunos utilizam os netbooks que receberam do município para tocar as músicas. O projeto é levado tão a sério que os estudantes fazem até reunião de pauta. A programação semanal é pensada pelos alunos e pela coordenadora toda segunda-feira.

A Rad e Ação funciona nos períodos da manhã e da tarde, sempre no horário do recreio. São dois grupos de alunos, que aproveitam o espaço para informar as atividades da escola, para entrevistar funcionários, ler notícias, dar recados e tocar música. A diretora do João Bezerra, Simone Reis, afirmou que depois que a rádio foi implantada, em agosto do ano passado, o comportamento de muitos ali mudou. “Tínhamos alunos tímidos no começo, mas que perderam a timidez por conta do trabalho na rádio. Na hora do intervalo era muito tumulto, todos falando ao mesmo tempo, hoje eles param para ouvir”, comentou Simone.

O grupo que comanda a Rad e Ação no período da manhã é formado por sete alunos do 6º ao 9º ano. Para eles, fazer o programa é pura diversão, mas uma forma de socialização. Para Elza Lopes, a rádio dá voz ao aluno, trabalha a oralidade e a audição. “Eles interagem melhor, desenvolvem a leitura através dos textos e como a rádio toca quase que exclusivamente MPB, eles passam a conhecer outra realidade musical”, ressaltou.

Outras escolas também desenvolvem o projeto

O Rádio nas Escolas é um programa desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância do Ministério da Educação e Cultura e tem como intenção incentivar os educadores de todo o país a inserirem a linguagem radiofônica em suas práticas educativas. Em Maricá, cinco escolas já desenvolvem o projeto com recursos do governo federal: Escola Municipal Antônio Lopes da Fontoura (Itapeba), Escola Municipal Amanda Peña A. Soares (Bananal), Escola Municipal CAIC  Elomir Silva (São José do Imbassaí), Escola Municipal Marcus Vinicius C. Santana (Bairro da Amizade) e Escola Municipal João Monteiro (Recanto de Itaipuaçu). Outras duas, Centro Educacional Joana Benedicta Rangel e a Escola Municipal João da Silva Bezerra desenvolvem os programas com recursos próprios.