Maricá: soluções ecológicas até na urbanização de ruas

Grelha ecológica de galeria pluvial foi instalada na Rua Rio de Janeiro, no bairro Ubatiba

Prefeitura instala grelhas de galerias pluviais feitas com material reciclado

A preocupação da Prefeitura com o ambiente se estende a todas as áreas. A gestão municipal fez uma licitação em abril deste ano para trocar as tradicionais grelhas de ferro das galerias pluviais por outras feitas de material reciclado. O motivo da substituição é tanto acabar com o prejuízo de R$ 9 mil por mês, decorrente do furto das peças de ferro, quanto implementar mais uma solução sustentável, a exemplo do que foi feito com a virtualização dos processos de forma a economizar o uso de papel.

Em julho, a secretaria municipal de Obras comprou 500 peças feitas de madeira plástica a partir de frascos de material de limpeza e engradados de bebidas. A iniciativa representa o início de uma solução prática para evitar o furto, já que as de plástico não possuem valor de revenda, e de uma mudança de padrão na gestão pública na cidade, com a valorização de ações sustentáveis.

As grelhas de ralo para escoamento de água, produzidas com plástico reciclado (madeira plástica feita a partir de frascos de amaciante, shampoo, água sanitária e detergente, entre outros), são bem parecidas com as de ferro. Cada peça mede 300x900mm e tem capacidade para suportar até 25 toneladas(mesma resistência das peças convencionais), o que corresponde ao peso de um caminhão carregado.

Os novos equipamentos começaram a ser colocados no fim de agosto, inicialmente nas ruas onde havia mais ocorrências de furto das peças de ferro e naquelas que estão sendo urbanizadas pela prefeitura. Cada grelha custou ao município R$ 347 – R$ 40 mais barato que o preço de mercado. Foram investidos, ao todo, R$ 173,5 mil na aquisição do novo material.

Até agora, foram instaladas 66 unidades em ruas do Bananal, Raphaville, Marquês, Cordeirinho, Caxito, Ponta Negra, Centro, Saco das Flores e Ubatiba. As outras 434 grelhas ecológicas já compradas estão guardadas na Usina de Asfalto, no bairro Caxito, e serão colocadas na medida em que novas vias forem pavimentadas e em substituição as que forem furtadas ou danificadas.

"O novo equipamento apresenta maior durabilidade por não ser produzido com material corrosível e não precisa de manutenção, além de ser um produto ecologicamente correto”, destaca o superintendente da secretaria de Obras, Stephan Bragatto. Outra vantagem é que as grelhas de madeira plástica não tem valor para uma nova reciclagem. “Isso torna o furto economicamente inviável. Em média, uma grelha de ferro é roubada por dia no município”, acrescenta.

Entenda do que são feitas as grelhas ecológicas

O ponto de partida para a produção de madeira plástica é o Polietileno de Alta Densidade (PAD). São utilizados diversos recipientes recolhidos do lixo como materiais de limpeza (detergente, amaciante, água sanitária e shampoo), engradados de bebidas e frascos de óleo de carro. Os produtos são triturados e transformados em grãos.

O plástico moído é misturado a um produto químico, que dá a essa massa a aparência de madeira. Depois, o produto é aquecido a 180 graus e, em seguida, resfriado rapidamente em água gelada (cerca de 10º C) para condensar. A madeira plástica é resistente ao sol e ao frio e tem vida útil longa: dura em média 50 anos. Além disso, as grelhas de plástico reciclado são 30% mais leves que as feitas de ferro fundido.