CRAS de Zacarias festeja o mês das crianças

0
1273
Algumas das crianças e adolescentes atendidos no CRAS.

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Zacarias comemorou o mês das crianças, nesta terça-feira (23/10), com pula-pula, bolo, refrigerante, picolé, cachorro quente, pirulito, música e brincadeiras. A equipe também realizou dinâmicas com os adolescentes atendidos no espaço para ajudar a compreensão dos direitos e deveres do indivíduo na sociedade.

Feliz com a comemoração, Janaína Sanches, de 39 anos, que acompanhava a filha Gabriele, de 12, se mostrava bastante otimista quanto aos resultados do atendimento. “Ouço falar muito bem e por isso procurei. Sei que aqui seremos ajudadas a encontrar o melhor caminho”, disse.

A psicóloga Márcia Campelo comentou sobre a importância do trabalho realizado com as famílias, visando principalmente o fortalecimento dos vínculos. “Adolescentes chegam aqui sem saber muito bem o papel que ocupam dentro do núcleo familiar. Os próprios pais também chegam confusos. Já as crianças só precisam de acompanhamento para não se tornarem alvo fácil de um conflito”, explicou.

A maioria dos jovens e crianças que recebem apoio no CRAS é encaminhada pelo Conselho Tutelar, seja por baixo rendimento na escola, por bulling ou por viverem situação familiar desfavorável. Casos em que ocorrem agressões físicas, por sua vez, ficam sob a responsabilidade dos Centros de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).