Diversidade de vestuário e atitude marca evento contra homofobia em Itaipuaçu

Ponto de concentração funcionou como passarela da descontração e da alegria

Uma tarde tão quente quanto os dias de verão, porém com o calor suavizado pela brisa do mar, ajudou a fazer da “6ª Parada LGBT – Todos contra a Homofobia”, este domingo (21.10),  um evento marcado pela descontração, diversidade de vestuário e de atitudes. Em trajes comuns ou travestidos em fantasias de personagens, os manifestantes lotaram a esquina das ruas Professor Cardoso de Menezes com Allan Bruno Guapyaçu de Sá, conhecida como Rua 1, em Itaipuaçu. A cantora Jô Borges participa da parada todos os anos, desde a primeira edição. “Já fiz a abertura do evento, mas hoje vim só prestigiar”, disse, depois dos elogios a Deivid Albert, o organizador do desfile, que contou com o apoio da Prefeitura de Maricá, representada por uma equipe da secretaria de Direitos Humanos e Cidadania. A ação da secretaria consistiu na distribuição de preservativos e orientação para prevenir doenças sexualmente transmissíveis.

“Agradeço a presença de todos em mais um momento dessa nossa luta contra a homofobia”, declarou Deivid Albert na abertura, antes da saída do ônibus e do trio elétrico no sentido Retiro. Curiosamente, porém, a maior parte dos participantes preferiu continuar no ponto de concentração, que funcionava como uma passarela onde a alegria era a tônica. “Está tudo lindo”, considerou Ingrid H, de São Gonçalo. “É a primeira vez que venho. Estou achando dez”, avaliou, definindo-se como “transformista, costureira e maquiadora”. Para Cleo e Tony Botton, ambos cabeleireiros e moradores de Itaipuaçu, eventos assim são importantes. “Esses encontros representam, atualmente, uma espécie de agradecimento à população por reconhecer e respeitar as escolhas”, afirmou Cleo.