Associação Pestalozzi debate ensino com professores e pedagogos

A Associação Pestalozzi de Maricá promoveu ontem (18/10), das 8h às 12h, o “Desafio de Aprender”, projeto que visa discutir com professores e pedagogos a tarefa do ensino e suas implicações nos dias de hoje, principalmente em relação à educação inclusiva. O projeto faz parte da I Jornada do Conhecimento e tem como lema: “Contribuir para melhorar a qualidade de vida do ser humano”. Em agosto, foi ministrada a palestra: “A Digital de cada um”, pela pedagoga Valéria Pinhão, abordando a questão da educação da criança autista e com Síndrome de Down.

Os eventos têm como dinâmica a vivência do cotidiano e dos planejamentos escolares, por meio de atividades lúdicas. São praticadas também a meditação, em busca do silêncio interno, e a auto atenção focada nas memórias sensoriais. O exercício tem como objetivo levar os educadores à reflexão e à mudança de atitudes no universo escolar. Segundo a presidente da Associação Pestalozzi de Maricá,  professora Maria Aparecida Carvalho, com a I Jornada do Conhecimento, a instituição pretende contribuir com a Educação de forma cultural, “e está compromissada com o aperfeiçoamento profissional de seus participantes”. O evento de ontem serviu também para homenagear os educadores em comemoração ao Dia do Mestre, cuja data é 15 de outubro.