Centro Joana Benedicta Rangel apresenta solução para reaproveitar água

Durante toda a última quarta-feira (17/10) a programação do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel foi voltada para o meio ambiente e a sustentabilidade, como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Os alunos apresentaram oficinas de reaproveitamento de materiais e assistiram a filmes na biblioteca da escola, com temas voltados a tópicos como poluição e degradação ambiental. A turma 825, por exemplo, apresentou trabalhos sobre a reciclagem de papel, mostrando como reaproveitar folhas de caderno e jornais. Eles passaram a receita para que outros estudantes possam fazer o mesmo em casa.

Outro grupo levantou a questão do reaproveitamento da água. Alunos do curso de Edificações, Joice Azeredo da Silva e Jorge Jofilis da Silva Neto explicaram passo a passo o coletor de águas pluviais construído por eles, apontando benefícios e a importância ambiental.  Para a dupla, o equipamento permite o uso da água de forma mais sustentável.  Já os estudantes do curso gratuito de botânica do colégio foram a Barra de Maricá para um trabalho de campo e registraram em fotos uma das mais lindas paisagens da cidade. Todo material foi exposto no pátio da unidade.

À noite, os estudantes assistiram a uma palestra sobre segurança do trabalho e primeiros socorros proferida por professores da Universidade Severino Sombra, com foco em crescimento com sustentabilidade e capacitação da mão de obra. Os grandes investimentos que a cidade vem recebendo, segundo o Subsecretário de Ciência e Tecnologia Cláudio Luz,  exigem um trabalho mais consciente por parte dos futuros profissionais,  que devem se voltar para a questão da segurança do trabalho.

CAIC faz cartilha de conscientização

Também dentro da programação da semana, os alunos da Escola Municipal CAIC Elomir Silva, São José do Imbassaí, produziram, sob a orientação das professoras Valéria Candido e Eliane Nascimento Alcântara, uma cartilha com o tema “Preservando as Lagunas de Maricá”. O material é fruto da visitação feita à nascente do Rio Imbassaí, e foi elaborado pelo professor Fábio Carnaval. Com desenhos e roteiro desenvolvidos pelos alunos, a cartilha mostra de forma clara as consequências da ocupação irregular nas margens de rios e lagoas.