Ponte da Barra tem piso concretado

Concretagem está em andamento.

Esta semana, operários da empresa responsável pela construção da Ponte da Barra começaram a aplicação de concreto no piso da nova via, onde já foram instaladas as vigas de sustentação sobre os pilares. A intervenção já marcou os espaços das pistas de rolamento e dos guarda-corpos para pedestres.

De acordo com a Secretaria de Ambiente e Urbanismo de Maricá, as vigas restantes já chegaram ao canteiro de obras, ao lado da praia da Barra, e começarão a ser instalados na próxima segunda-feira (10/9). Dois guindastes vão colocar as grandes peças sobre os pilares e, após essa etapa, já será possível ver o segundo vão da ponte.

Cada pilar da ponte da Barra de Maricá terá cerca de 6,90 metros de altura e o vão central (sob o qual ficará o futuro canal com vazão controlada por comporta para renovar a água das lagoas), terá 32,5 metros de comprimento. A prefeitura pretende ainda urbanizar o entorno da nova estrutura, com colocação de calçamento, instalação de quiosques, postes, lixeiras e bancos, além do plantio de árvores. A ponte terá 172 metros de extensão e integrará os bairros Guaratiba, Cordeirinho, Bambuí e Ponta Negra com o Centro.

Canal da Cidade – Outra obra sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Ambiente e Urbanismo, a urbanização do Canal da Cidade também terá avanços significativos na próxima semana. As duas pistas da Avenida Prefeito Odenir Francisco da Costa estão sendo preparadas para receber asfaltamento, cuja conclusão está prevista para o fim deste mês. Nesta semana, uma equipe da Subsecretaria de Iluminação Pública e Energia instalou luminárias na área de convivência entre as ruas Álvares de Castro e Fernando Henrique Assunção.