Exposição de esculturas é novidade no Mercado das Artes

Exposição de esculturas tem peças em pedra sabão, saibro e concreto.

A partir de amanhã, o Mercado das Artes, no Centro, terá mais uma novidade para moradores de Maricá e visitantes. Um novo box será aberto no espaço e abrigará esculturas do artista Nilton Torres.

Conhecido na cidade pelo talento como pintor, escultor e professor de arte, Nilton, que mora em Maricá há mais de 30 anos, vai expor no local esculturas em saibro, concreto celular (blocos industrializados pré-moldados) e pedras-sabão (trazidas de Ouro Preto, em Minas Gerais). Entre as esculturas, há rostos humanos, santos como o guerreiro Seu Jorge e duas imagens de Nossa Senhora, colocadas em pedestais na entrada do box.

Talento moldado com dedicação

A relação do escultor com a arte não é nova. “Quando tinha 10 anos eu estudei na Escola Parque, em Brasília. Depois das aulas na parte da manhã, tínhamos diversas atividades no turno da tarde, entre elas artes plásticas. Foi meu primeiro contato com esse universo. Algum tempo depois, enquanto eu cursava a faculdade de Direito, já no Rio de Janeiro, descobri, por acaso, a Sociedade Brasileira de Belas Artes. Participei de oficinas lá, depois no Parque Lage e não parei mais”, explica Nilton.

Mas a paixão maior ainda estava por vir. “O que me dá mais prazer é ensinar. Mas para me sentir completo, precisei me formar em artes, porque me chamavam de professor, mas eu não era formado. Quando concluí meu curso, pensei: agora sou professor mesmo”, diverte-se.

No box do mercado das artes dedicado ao seu trabalho, Nilton pretende aproximar seu trabalho da população. “É uma grande vitrine, minhas peças estarão à venda e eu também aceito encomendas”, avisa.

Ivone Tempone, aluna de Nilton e amiga pessoal dele há cerca de 10 anos, vai expor quadros no mesmo box. A proposta de Nilton é aproveitar a oportunidade e fazer um rodízio de peças produzidas pelos alunos das três turmas que ele mantém atualmente em Maricá, em seu ateliê particular e também no local de trabalho de um amigo. “Quero expor as peças dos meus alunos, que são pessoas de todas as idades, de donas de casa a advogados”, ressalta o escultor. “É um orgulho saber que pude ensinar algo a eles”, confessa.

Mercado é opção para quem ainda busca presentes de Dia dos Pais

As esculturas de Nilton são mais um exemplo da variedade de produtos em exposição no Mercado das Artes, ótima opção para quem ainda não comprou o presente de Dia dos Pais.

Outra novidade no local são as placas e quadros em madeira produzidos pelo artista Ronaldo Andrade Puga, de 53 anos, que vendia suas criações numa barraca do shopping a céu aberto do centro de Maricá, antes de ser convidado para expor no Mercado.

Bancário durante 20 anos, Ronaldo resolveu se dedicar a seu trabalho manual em 1995. Hoje, produz placas (letreiros para comércio, placas pessoais com nomes e dedicatórias etc) e quadros de artes, com pintura e colagem sobre a madeira. “Minha inspiração vem de tudo o que eu observo, de qualquer coisa mesmo. Imagino figuras e logo penso em como concretizá-las, declara Ronaldo sobre seus quadros. “Com as placas é diferente, as pessoas chegam aqui e encomendam frases, nomes ou falam das ideias que elas têm. E eu talho na madeira”, explica, acrescentando que as encomendas são feitas no próprio box.

Construído e administrado pela Prefeitura, o Mercado das Artes tem o objetivo de valorizar os artistas locais e consolidar a Praça Orlando de Barros Pimentel como polo de turismo. Na mesma praça, está situada a Casa de Cultura, que oferece aos turistas um panorama sobre a história de Maricá.